NotíciasDeputado Marcius Machado apresenta a diretoria da ACIL proposta para implantação de um porto seco na Serra Catarinense

05/06/2019 - 11:23 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O desenvolvimento econômico e social da Serra Catarinense é preocupação constante da Associação Empresarial de Lages, que está sempre dando encaminhamento a medidas que contribuam com esse processo. Esta foi a pauta da reunião da diretoria da ACIL com o Deputado Estadual Marcius Machado, realizada na noite desta segunda feira, 03 de junho.

O representante da Serra Catarinense na Assembleia Legislativa solicitou o apoio dos empresários para a implantação de um porto seco em Lages, que beneficiará toda a Serra e Oeste Catarinense e Rio Grande do Sul. Segundo ele, há um espaço de 45.000m² ao lado da ferrovia, onde existe a possibilidade de implantar o porto seco. “É um local que abrange não apenas a ferrovia, mas também as rodovias BR 282 e BR 116, que estão bem próximas. É um projeto para médio e longo prazo. Mas para isso preciso da ajuda de vocês, sozinho não consigo”, enfatizou. Para dar início a esse processo, ele propôs a realização de uma reunião da Comissão de Legislação Participativa em Lages, com a participação do Secretário de Estado de Agricultura. “Precisamos fazer esta reunião com a participação de importadores, exportadores, com todo o pessoal que trabalha nesse ramo. Isso vai trazer muitos recursos pra Lages”, destacou ele. A reunião da Comissão de Legislação Participativa ficou marcada para o dia 11 de julho, em local ainda a ser definido.

Na ocasião, o Deputado também deu um feedback aos empresários com relação a alguns pleitos entregues a ele, considerados importantes para o desenvolvimento regional. Sobre a rodovia Caminho das Neves, informou que falta pavimentar 10 km, mais a recuperação da Ponte das Goiabeiras, e que há um grupo gestor trabalhando para incluí-los no projeto, porém é necessário desafetar a área, ou seja, repassar a propriedade do Estado para a União. Com relação a pavimentação da SC 370, no trecho que liga Rio Rufino a Urubici, existe um projeto bem completo que inclui até ciclovia, porém tem um custo muito alto. Marcius informou que pedido refazer o projeto, podendo assim ligar os dois municípios tendo um custo mais razoável.

Sobre o Aeroporto Regional de Correia Pinto, o Deputado repassou que encaminhou ao Governo do Estado um pedido de informações, que tem 30 dias para responder, sobre quais medidas estão sendo adotadas e em que o estado pode ajudar. E por último, a implantação de uma unidade do Ceasa em Lages. De acordo com Marcius, no final de 2018 o vereador Osni Freitas conversou com o Prefeito Antonio Ceron sobre este projeto e ele cedeu as instalações da antiga Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) para implantação do Ceasa. E em conversa com o Secretário de Agricultura, foi informado de que o projeto está sendo remodelado e há uma tendência de trazer uma unidade para Lages.


Galeria de imagens