NotíciasACIL e Junior Achievement irão aplicar educação empreendedora para aproximadamente 3.300 alunos da rede pública

29/05/2019 - 15:35 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Mantenedora do projeto Junior Achievement Santa Catarina (JA-SC) por mais de uma década, a Associação Empresarial de Lages renovou a parceria com a instituição.  O diretor executivo da JA-SC, Evandro Badin, e a coordenadora da JA-SC em Lages, Karla Oliveira, apresentaram as informações sobre esta parceria aos diretores da ACIL, na reunião desta segunda feira, 27 de maio.

Em 2019, a Junior Achievement irá trabalhar com 1.100 alunos da rede municipal e 2.200 da rede estadual, todos dos oitavos e nonos anos. E os programas aplicados serão “As vantagens de permanecer na escola” para os alunos dos oitavos anos e “Conectados com o amanhã” para os alunos dos nonos anos. Os alunos da Associação Lageana de Assistência ao Menos (Alam) também será atendida pelo projeto. “A gente começou no ano passado com a Alam e esperamos atender neste ano de 30 a 50 alunos com o programa “Introdução ao mundo de negócios”, informou Karla.

De acordo com o diretor da JÁ, é necessário um envolvimento maior dos empresários, tanto como mantenedores quanto como voluntários para compartilhar suas experiências. “As metas desse ano foram triplicadas com relação ao ano passado, mas para cumprir essa meta precisamos triplicar o orçamento. Nós vamos atender os 3.300 jovens que está planejado porque temos o compromisso de empresas de outras regiões que estão comprometidas, porque o orçamento aqui de Lages não faria mil jovens. Ou nós influenciamos a formação deles agora e a gente investe nisso ou nós vamos continuar reclamando que a escola continua entregando um produto que não é adequado pra nossa contratação”.

Em Lages, o projeto da Junior Achievement é gerido pelo Núcleo da Mulher Empreendedora. Em 2018, foram capacitados 50 voluntários que aplicaram os programas em 1.317 alunos. A coordenadora do núcleo, Ligia Pagani frisou que um dos focos para este ano é combater a evasão escolar, que em Lages é muito alta.