NotíciasPlano de ação imediato foi tema de palestra promovida pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura

01/04/2019 - 11:47 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Como gerar um plano de ação para metas tangíveis e intangíveis, que pode ser colocado em prática imediatamente, foi o assunto abordado pelo engenheiro e coach executivo, Rodrigo Saviski, durante a palestra “Plana de ação imediato”, realizada pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA) na noite do dia 21 de março, na Associação Empresarial de Lages.

O engenheiro comentou que para implantar a ideia de que se quer alcançar uma meta é preciso manter a simplicidade. De acordo com ele, é mais fácil atingir um objetivo se marcar uma data significativa, como por exemplo, após a páscoa, para iniciar o projeto. “Atingir as metas deve ser o alvo do planejamento, mas existem dois tipos de metas, as tangíveis que podem ser alcançadas e as intangíveis que não são palpáveis”, explicou ele. Segundo ele, para transformar o intangível em tangível é preciso transformar o aspecto negativo em positivo, por exemplo, quando uma equipe está desmotivada, deve-se pensar o que uma equipe motivada faz e listar no mínimo oito verbos e transformar em ação.

Rodrigo apresentou ainda duas ferramentas que podem ser utilizadas para colocar em prática qualquer meta: o método smart, que é utilizado para criar metas e validar metas e identificar se são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes ou temporizáveis; e 5W2H, que é uma ferramenta utilizada para registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, bem como, por quem, quando, onde, por que, como e quanto irá custar para a empresa.

Ao final, deixou como dica que é necessário estar alerta aos nossos hábitos e muda-los quando necessário. “Na hora de executar o plano de ação a primeira dificuldade será imposta por quem irá implantá-lo”, finalizou.