NotíciasNÚCLEO DA MULHER EMPREENDEDORA DA ACIL RECEBE VISITA DO DONO DA EMPRESA BELLA JANELA

04/06/2014 - 09:11 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última terça-feira (03/06), o Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIL recebeu Roberto Baby, empreendedor de sucesso do ramo de cortinas. Proprietário da empresa catarinense Bella Janela, o anita-garibaldense contou um pouco da própria história e deixou dicas de gestão estratégica. Atualmente a marca produz 440 mil cortinas por mês e está em mais de quatro mil pontos de venda.

Tudo começou em 1993, quando Roberto Baby, além de trabalhar como representante de uma fábrica de tecidos, também criava acessórios para decoração, com ilhoses e varões. Nessa mesma época, surgiram no Brasil as cortinas “corta-luz” (blackout), que devido a sua praticidade logo caíram no gosto popular. Mas para se ter uma cortina assim, era preciso primeiro comprar o material, para depois mandar fazer, o que além de mais trabalhoso, se tornava mais caro. Sempre inquieto e atento às oportunidades, Roberto Baby teve uma ideia inteligente: começou a industrializar o produto e entregar a cortina pronta, já confeccionada, ao cliente.

Uma boa ideia sempre gera outra boa ideia. E assim, naturalmente, a Bella Janela começou a produzir cortinas com outros tecidos, das mais variadas cores, formas e texturas. Então, mais uma vez, uma ideia simples mudou o mercado de cortinas no Brasil. O objetivo da empresa era apenas fazer cortinas bonitas e práticas em larga escala, com baixo custo e alta qualidade, mas o negócio foi mais longe e a empresa tornou-se a maior produtora de cortinas prontas do país.

Hoje, a Bella Janela conta com fábricas em Blumenau, Lages, Anita Garibaldi e no Paraguay. Anuncia em programas de TV e revistas nacionais. Investe pesado em designer e busca sempre um custo competitivo. “Um negócio tem que trazer mais que dinheiro. Empreender não é realizar coisas que saíram do zero, é também reinventar” destacou o empresário.