NotíciasCorrupção é tema do Feirão do Imposto 2017

19/05/2017 - 16:26 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Com o tema “Chega de mão grande”, o Feirão do Imposto chega a sua 15ª edição e aborda o impacto da corrupção nos impostos pagos pelo cidadão.

O Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e em mais de 100 cidades do Brasil, com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população. Esta é uma iniciativa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC). Em Lages o realizador é o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIL (ACIL Jovem).

Além de demonstrar a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços, o intuito é levar aos alunos, acadêmicos e a população em geral, o impacto da corrupção e a falta de retorno dos impostos. Segundo o coordenador local do Feirão do Imposto e membro da ACIL Jovem, Leonardo Beda Bueno, “esta é uma ação contra a Corrupção e a favor da melhor distribuição dos impostos. É um tema atual e recorrente, que nos impacta diariamente." De acordo com a ONU, estimasse que R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, este valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação, e cinco vezes o orçamento da segurança pública.

A ACIL Jovem realizará, em parceria com o Ministério Público, Observatório Social e CDL Jovem, quatro ações, sendo que a primeira delas, será realizada no dia 23 de maio, às 13h30min, no Senac, onde serão tratados temas como ética, imposto e corrupção e tem como público alvo os Jovens Aprendizes. No mesmo dia, às 20h, será realizada na Uniplac, uma palestra com o Promotor de Justiça, Jean Pierre, e o presidente do Observatório Social de Lages, Fabiano Ventura.

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, das 8h às 10h, será realizada na Escola Municipal Frei Bernardino, localizada no Bairro Frei Rogério, receberá gincana e teatro, onde serão abordados temas como imposto, corrupção e ética, de uma forma lúdica. E a última ação será uma caminhada que acontecerá no dia 27 de maio, com saída às 9h ao lado do Fórum Nereu Ramos e chegada no Calçadão da Praça João Costa, onde membros da ACIL Jovem e entidades parceiras estarão informando o impacto da corrupção no nosso dia a dia e esclarecendo a população sobre a alta carga tributária. Haverá ainda no Calçadão um Impostômetro e exposição de produtos destacando a carga tributária de cada um.

Fiquem atentos, nos acompanhem nas redes sociais, e vamos fazer nosso direito prevalecer.

#chegademaogrande

#feiraodoimposto