NotíciasPresidentes das Associações de Empresários da Serra Catarinense apresentam moções à diretoria da FACISC

30/03/2017 - 10:27 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A Associação Empresarial de Lages – ACIL recebeu no dia 28/03, representantes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e das Associações Empresariais de Lages, São Joaquim, Urubici e Correia Pinto, para a realização da Plenária Regional da FACISC.

Estiveram presentes o presidente da FACISC, Ernesto João Reck, o 1º vice presidente Jonny Zulauf, o diretor financeiro, Doreni Caramori, o vice presidente das Soluções Empresariais, Marcelo Noronha, o vice presidente de Marketing, Gabriel Martins da Rosa, o vice presidente Regional da Serra Luiz Spuldaro, o presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, o presidente da Associação Empresarial de São Joaquim (ACISJO), Otávio Godoy, o vice presidente da Associação Empresarial de Urubici (ACIUR), Marcelo Cunha, o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Correia Pinto (ACIACOP), Almir Bittencourt, além de diretores das entidades, membros dos núcleos setoriais, representantes do CEME, do CEJESC e lideranças locais.

Na ocasião, cada presidente apresentou as demandas de sua cidade. Otávio Godoy, presidente da ACISJO, falou sobre quatro demandas principais: a recuperação de trechos na Serra do Rio do Rastro e a necessidade de balanças para fiscalização do excesso de cargas; a execução de ponte na divisa entre São Joaquim e Bom Jesus, na Rodovia Caminhos da Neve que permitirá a ligação da região serrana com Gramado e Canela; implantação do sistema DEL da FACISC na cidade; e a realização de eventos oficiais da FACISC dentro da Serra Catarinense.

O vice-presidente da ACIUR, Marcelo Cunha, destacou a necessidade da criação de uma subestação da Celesc na cidade, e pediu apoio da Federação para realização de projeto de revitalização da principal avenida da cidade, a Adolfo Konder.

Já o presidente da ACIACOP mencionou que a cidade tem várias demandas, mas destacou cinco pendências: a construção do SENAI; a finalização e operação do Aeroporto Regional; a duplicação da BR-116; e a conclusão do projeto de acesso de Correia Pinto até Palmeira, que vai interligar três municípios.

O gerente executivo da ACIL, Alberto Engel falou sobre as moções da Entidade. Ele apresentou a necessidade da concessão da BR-282, sendo que a solução seria a concessão binária, onde a mesma empresa ficaria responsável pelo concessionamento das BR-470 e BR-282, além disso, a melhoria da sinalização, a inclusão da terceira faixa e a criação de passarelas na mesma rodovia. Outra demanda apresentada pela Associação de Lages foi a pavimentação da SC-390 que liga a BR-116 até Coxilha Rica, o que vai gerar um incremento da produção de grãos em 5x, passando de 17 milhões para 105 milhões de reais.

Engel, também defendeu o apoio à operação dos voos no Aeroporto Regional em Correia Pinto, desde que este tenha no mínimo, as mesmas condições de aparelhagem do aeroporto de Lages, para evitar que empresas aéreas desistam de operar na região, visto a grande incidência de nevoeiros na região. Outra demanda é a implantação do projeto Rede Estruturante, projeto que já existe via SC Gás e que tem como objetivo antecipar o fornecimento de gás para a Serra Catarinense. A ACIL também apresentou o projeto Serra Criativa, uma idealização da ACIL e FACISC que tem por objetivo promover a economia da Serra Catarinense por meio do enfoque participativo e integração dos municípios da AMURES.

Além das moções de cada município, foi apresentado, pelo diretor financeiro da FACISC, Doreni Caramori, um pouco sobre o programa DEL, que tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico local.

O presidente Reck, destacou a importância do associativismo e da escolha do vice presidente regional, que deverá ocorrer entre os meses de junho e julho. “Só pode ser vice presidente regional um ex presidente de uma associação empresarial. Agora que a Serra possui outras associações a escolha deve ser feita em conjunto”, explicou ele.