NotíciasDesenvolvimento empresarial e de líderes são as bandeiras que vão nortear as ações da Acil Jovem para 2017

18/11/2016 - 08:53 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Cerca de 20 pessoas participaram do planejamento da Acil Jovem para o próximo ano, o qual foi realizado na última quarta-feira (16/11) na Associação Empresarial de Lages. O grupo seguiu a metodologia usada pela FACISC para discussão de ideias, o METAPLAN, que na ocasião teve o comando da consultora Cibeli Maciel e contou com a presença do atual coordenador do Núcleo Jovem, Malek Ráu Dabbous, e do futuro coordenador, Eduardo Broering.

“Esse é um momento único da Acil Jovem, pois estamos fazendo o planejamento de 2017, em cima de um planejamento estratégico que já desenvolvemos anteriormente para os próximos três anos (2016 até 2018)”, destacou Broering, salientando que partiu do grupo a ideia de realizar o METAPLAN temático, ou seja, tendo como enfoque as duas bandeiras: desenvolvimento de líderes e desenvolvimento empresarial.

Durante a dinâmica, os participantes escreveram as dificuldades encontradas por cada um dentro de suas empresas para o desenvolvimento de líderes e empresarial. Posteriormente, os jovens foram divididos em grupos e apresentaram possíveis ações dentro da Acil Jovem que possam contribuir para amenizar estas dificuldades e colaborar para o desenvolvimento de fato dos dois temas.

Entre as ideias levantadas estão a realização de cursos com coaching, workshops, palestras específicas como de autoconhecimento, rodada de negócios entre os nucleados, acompanhamento com mentores, jogos empresariais e até prêmios para os jovens revelação na sociedade e dentro da ACIL.  Foram mencionadas, ainda, a possibilidade de troca de conhecimento entre os próprios núcleos da ACIL como o de Gestão de Pessoas e parcerias com entidades como o SEBRAE, a ESAG-UDESC.

Uma proposta mais ousada foi a ideia de se criar uma faculdade de administração dentro da Acil Jovem para auxiliar nas questões de gestão financeira, marketing, contábil, recursos humanos, entre outras. Outro ponto destacado foi a possibilidade de unificar os bancos de dados já existente de entidades importantes de Lages para o desenvolvimento de pesquisas de mercado que possam contribuir para os negócios dos jovens empresários.