NotíciasJunior Achievement forma mais uma turma do projeto Miniempresa em Lages

30/09/2016 - 14:50 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Criar um produto, se associar, construir uma empresa e gerir o negócio. Este foi o desafio superado pelos alunos do ensino médio do Colégio Industrial de Lages, que se formaram no Programa Miniempresa da Junior Achievement, na última quarta feira (28/09), no Teatro do Sesc. Os alunos criaram a mini empresa Union - Um mundo de possibilidades, tendo como produto uma roleta da diversão, um jeito novo de realizar antigas brincadeiras.

Na abertura da cerimônia, o representante da Associação Empresarial de Lages, Alberto Engel, deu boas vindas ao público e enfatizou a importância do envolvimento das pessoas em projetos sociais, onde cada um faz um pouquinho e juntos podem alcançar resultados espetaculares de transformação em nossa sociedade.

O diretor executivo da Junior Achievement SC, Evandro Badin, conduziu a cerimônia e as atividades da noite. “Este ano a entidade beneficiará 63 mil jovens em 60 cidades do estado, através de diversas temáticas acerca do tema empreendedorismo, o que só é possível através do apoio das empresas mantenedoras do projeto e dos voluntários”, ressaltou Badin. Para a coordenadora do projeto em Lages, Rosemary Marafigo, a formatura é um momento importante, que possibilita aos jovens e aos voluntários a auto reflexão, a avaliação das etapas e reconhecimento dos resultados alcançados.

Segundo Zilda Elisa Letti Pellizzaro, coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil, é importante passar aos jovens o quanto um programa deste vai agregar nos seus currículos. "São encontros mágicos, que nos transformam para o mundo, só tenho a agradecer pela parceria", completou ela.

Integrantes da ACIL Jovem foram os voluntários no Programa Miniempresa. Eles acompanharam os estudantes por várias semanas, desde a montagem de estrutura, definição de produto, abertura de capital, montagem de estratégias de marketing e atuação no mercado. Eduardo Broering, voluntário e membro da Acil jovem, ressalta que tiveram a honra de fazer está parceria com o Núcleo da Mulher e participar deste processo de aprendizado na escola. “Espero que o espírito empreendedor continue crescendo dentro dos jovens formados no programa”.

O diretor do Colégio Industrial, Armando José Duarte, deu um depoimento emocionado sobre sua percepção em relação ao impacto do programa nos jovens. "Percebemos que vocês amadureceram, estão mais educados e cordiais nos relacionamentos dentro da escola, tenho orgulho de ser diretor desta escola que foi desacreditada durante muito tempo e só estamos conseguindo evoluir graças aos estudantes maravilhosos que temos conosco", declarou Armando.

A Junior Achievement tem como principal objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens que frequentam o ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares.  A ACIL é uma das entidades mantenedoras da Junior Achievement e é responsável pela execução do projeto em Lages através do Núcleo da Mulher Empreendedora.