NotíciasDennis Henrique Paulette Iob, da IOB Artepinus e Brianna Pelegrini, da Santíssima Catarina, foram os palestrantes do segundo dia do Seminário Mentes Inquietas

14/09/2016 - 14:17 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite da última terça-feira (13/09) jovens e empresários que estiveram no Teatro Marajoara, durante o Seminário do Empreendedor, puderam conhecer um pouco mais sobre a história da fábrica de brinquedos IOB Artepinus e da alpargataria Santíssima Catarina, ambas de Lages.

O fisioterapeuta Denis IOB, contou como deixou a profissão para seguir no ramo empresarial na fabricação de brinquedos e prendedores de roupa. A partir de uma caixa de lanches teve a ideia de fabricar, junto à empresa do pai, brinquedos de madeira, além de prendedores de roupas que já vinham sendo produzidos, mas sem muito sucesso.

Foi a participação em feiras de brinquedos em SP que deu o start para as vendas nos estados de RJ, SP, BH e Recife. Em Lages, conseguiram um terreno na prefeitura e aos poucos foram fazendo as peças nos galpões.

Após 2006 a estratégia foi partir para especialização. “A gente aprendeu o que o mercado queria comprar, aonde a gente queria se posicionar. Eu não vendia na loja de brinquedo, eu vendia na loja de bazar”, destacou ele, que aproveitou o momento para também se especializar fazendo um MBA em gestão empresarial.

Junto a isso, a empresa precisava de funcionários, mas não tinha condições de arcar com os salários. Então, depois de observar como faziam os concorrentes surgiu a ideia de aproveitar a mão de obra dentro das penitenciarias. Hoje a empresa está com nove unidades prisionais em SP e uma em SC. Transformaram a empresa (sede em Lages) em uma célula gestora de processos produtivos.

A IOB produz, atualmente, prendedor de plástico, madeira, tábua, varal, cabides, etc. Hoje, compram a matéria prima e produzem os insumos que são distribuídos nas células produtivas. De 80 funcionários, enxugaram para 40 e profissionalizaram os processos produtivos.

Hoje são a terceira empresa do país na produção de grampos de roupa e já conquistaram um amplo mercado nacional na comercialização de brinquedos pedagógicos de madeira.

Brianna Betina Pelegrini – Santíssima Catarina

“A Santíssima Catarina Alpargataria trata-se de um sonho que fiz com a minha família. Quero passar que todos temos potencial e a diferença esta na atitude”, com essa frase, a jovem Brianna Pelegrini, de 29 anos, iniciou a palestra contando como construiu, junto com a mãe, a alpargataria Santíssima Catarina.

Brianna é formada em Engenharia Ambiental e a mãe pedagoga. Certo dia, a partir de uma alpargata reformada pela mãe e que atraiu a atenção de muitas mulheres, surgiu a ideia de investirem no ramo. “Muitas pessoas queriam e encomendavam e então começamos a produzir em função da demanda. A procura sempre foi maior que a produção”, destacou a jovem.

A partir disso compraram uma fábrica de calçados de Anita Garibaldi e começaram a entender de sapatos. Com o apoio do SEBRAE abriram um CNPJ, fizeram empréstimos no Banco da Família e apostaram na ideia. Depois de dois anos, uma empresária espanhola conheceu o produto pela internet e adquiriu os produtos para vender em IBIZA, na Espanha.

A partir disso, o negócio teve ainda mais sucesso. “O europeu dá muito valor ao que é artesanal. Não gosto do que é produzido em série, gosto de exclusividade. Demora para ser feito, o que tem ontem não terá hoje”, disse Pelegrini, revelando um dos segredos da Santíssima Catarina.

A jovem também é participante atuante da Associação Empresarial de Lages e da Câmara de Dirigentes Logistas. Atualmente é vice coordenadora do Núcleo da Moda e Inovação da ACIL e comanda, também, a empresa de produção de uniformes, alfaiataria, Josi Uniformes.

O Seminário ocorre até sexta(16/09), todos os dias a partir das 19h30min, no Teatro Marajoara. As inscrições podem ser feitas na hora ou pelo site seminario.aciljovem.com.br, ao valor de R$ 40,00 para estudantes da Uniplac, R$ 50,00 para associados da ACIL e CDL e demais estudantes e R$ 100,00 para comunidade.