NotíciasACIL recebe Roberto Amaral e Hampel para conhecer proposta de governo

08/09/2016 - 10:28 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última segunda-feira (22/08), a diretoria da ACIL recebeu o candidato a prefeito de Lages Roberto Amaral juntamente com o vice Hampel. Eles apresentaram as propostas de governo e responderam questionamentos dos empresários.

Amaral iniciou dizendo que se sentia absolutamente em casa, em uma plateia de amigos ao falar para os diretores da ACIL, entidade da qual foi presidente por oito anos. Fez uma breve explanação da sua formação profissional e apresentou o plano de governo. “O que me proponho é ser gestor. Gostaria de ter na prefeitura o mesmo sucesso que acho que tive na iniciativa privada, principalmente agregando valor ao cidadão Lageano”, destacou o prefeiturável.

Saúde

Nas propostas para a Saúde, o candidato destacou que é preciso investir na saúde preventiva que é mais barata que a curativa. Destacou o programa Mães de Lages, voltado à primeira infância, o programa Remédio em Casa, a ampliação da oferta de cirurgias eletivas, implantação de serviço de saúde auditiva e de saúde bucal. Além disso, outra intenção é reduzir o tempo de espera dos exames de alta complexidade. Como ferramenta para melhorar os serviços de saúde no município, Amaral acredita que a Tecnologia da Informação pode ser uma aliada e tornar os serviços mais eficazes.

Educação

Referente aos projetos para Educação, o candidato Amaral frisou que pretende ampliar a oferta de vagas nas creches do município. “Hoje faltam 1200 vagas, mas não pode faltar nenhuma”, destacou ele. A intenção também é auxiliar as escolas com menores IDEB e implantar o programa Professores da Família. Na gestão da educação, o objetivo é implantar processos de avaliação docente por mérito e desempenho, além de instituir competições escolares científicas para incentivar os alunos a estudarem mais.

Cultura e Turismo

Na Cultura, a proposta é fortalecer os produtos artesanais para que tenham valor adicional. “Nós temos que fazer com que as pessoas que forem comprar entendam esse valor agregado que existe nesses produtos”, destacou o candidato. Além disso, o intuito é implantar um sistema eficaz de internet nas praças, fortalecer os CTGs.  Em se tratando do fortalecimento do turismo na cidade, Amaral acredita que o ideal é que sejam criados 10 ou 12 eventos grandes, além de eventos pequenos.

Economia e Desenvolvimento

Sobre o plano de desenvolvimento, o candidato destacou que a intenção é reduzir o déficit habitacional, fortalecer e pensar em alternativas tecnológicas para a questão de moradia.

Visando o desenvolvimento econômico, uma das ideias é criar incentivos econômicos e fiscais, além da lei municipal de inovação, beneficiando empresas inovadoras. “Vamos também dar incentivo a áreas que já foram criadas como Orion Parque, PISC”, salientou o prefeiturável.

Na questão do Lages Business Park, projeto lançado recentemente pela atual administração, a intenção é dar seguimento ao projeto e buscar novas empresas, privilegiando as que já estão em Lages.

Uma proposta é criar o Centro de Serviços e de Lazer. Uma área com dois milhões e 800 metros quadrados, na área central da cidade, onde estarão concentrados todos os serviços que devem ser oferecidos ao lageano, bem urbanizado e com ciclovias. “Aqui será o grande shopping de socialização dos bairros”, destacou Amaral.  O plano de governo contempla, ainda, a revitalização do centro histórico e do Mercado Público.

Na área rural, o candidato Amaral pretende trabalhar para a construção de estradas. Na segurança, aumentar as câmeras de vigilância e na gestão ambiental, ampliar a coleta seletiva de resíduos, além de agilizar os processos de licenciamento ambiental.

Quando questionado sobre a indicação do Fórum das Entidades para o cargo de secretario de desenvolvimento (lista com três sugestões de nomes), Amaral diz-se a favor.  Em relação às secretarias, o candidato a vice-prefeito, Hampel completou ainda que, caso sejam eleitos, ele e uma pequena equipe farão um trabalho de retaguarda nas sete secretarias fundamentais para a população, verificando, cobrando e incentivando para que os serviços sejam realizados.

TRANSPARÊNCIA

Na questão da transparência, um dos intuitos é a transmissão ao vivo de processos licitatórios. Outra ideia é criar um site para cada Lageano, onde vão constar todas as informações e dados de governo referente a cada um. “Tudo que acontecer na prefeitura será enviado por e-mail para a pessoa cadastrada, sem que o cidadão precise ir lá”, destacou o candidato.

O presidente da ACIL, Sadi Montemezzo, finalizou agradecendo e destacando que a ACIL não possui partido político e que será papel da entidade cobrar as ações do prefeito eleito, seja quem for.