NotíciasPalestrantes do II Conexão Serra falam sobre metodologias criativas como Design Thinking

26/08/2016 - 10:31 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Teve inicio nesta quinta feira (25/08), no Órion Parque, o maior evento de Tecnologia e Inovação da Serra Catarinense, o II Conexão Serra. Os primeiros palestrantes do evento abordaram conceitos que vêm transformando a dinâmica de trabalho de diferentes profissionais e contribuindo para grandes inovações. O paulista Danilo Cruz e o gaúcho Carlos Idiart foram os convidados desta primeira noite do evento.

Segundo o engenheiro Danilo Cruz, o conceito de Design Thinking passa, basicamente, por solucionar problemas com criatividade. O termo é recente, surgiu há menos de dez anos no mundo e a metodologia consiste em criar empatia por um determinado problema e pelas pessoas envolvidas no mesmo; definir o problema; desenvolver a ideia; criar um protótipo e testar o mesmo. Tudo isso priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares.

“Hoje a gente consegue entender que não adianta socar um monte de engenheiro em uma sala para desenvolver uma coisa, a gente sabe que precisa de engenheiro, precisa de psicólogo, precisa de antropólogo e outros. Tem que ter tudo misturado para ficar rico o processo”, destacou Idiart.

Carlos Idiart falou, também, sobre o conceito de New Life Inside (o fenômeno de produtos e serviços que possuem uma “vida por dentro”). Como exemplo, o palestrante citou o Sprout, que é um lápis que quando fica pequeno demais para ser usado pode ser plantado: uma cápsula com uma semente no topo do lápis é dissolvida com contato com a água, permitindo que a semente germine e cresça.

Outro tema abordado foi a gameficação, que está cada vez mais sendo usada dentro e fora das empresas. Ela consiste basicamente em usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. Um exemplo disso é a febre do brinquedo eletrônico Pokemon Go. “O Pokemon GO fez uma galera voltar a andar na rua, voltar a interagir”, disse Idiart.

Além do público em geral e expositores de empresas e instituições, estiveram presentes no evento, o coordenador do II Conexão Serra, Leonel Landskon; a coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACIL, Nelissa Gevaerd; o presidente do Órion Parque, Valmir Tortelli; o presidente da ACIL, Sadi Montemezzo; o Secretário de Desenvolvimento de Lages, Juliano Chiodeli; o Secretário da ADR de Lages, João Alberto Duarte e a Deputada Federal Carmen Zanotto.

Além desta palestras o público também pode acompanhar as apresentações dos cases “Gamificação - Somos partes de um jogo real”, com o Speaker João Gill; “Internet das coisas”, com Tobias Pinto e Djeizon Müller; e, “Inovando e Otimizando a Saúde com Sistemas de Informação”, com Claiton Camargo e Marcos Sevey.

O Conexão Serra também conta com uma Feira de Inovação com dezenas de expositores. O acesso é gratuito para a feira e para as apresentações dos cases.

Para esta sexta-feira (27/08) o evento conta com os cases “Um olhar para o indivíduo empreendedor”, com Everton Farina, “Metodologias Ágeis”, com Fabio Cruz e “Melhor (Case) da Regional”, da Acil Jovem fecham a programação com speakers. Na sequência, acontece a Palestra “Protagonismo e inovação como diferencial competitivo” de Cleuton Carrijo. Fechando a programação do II Conexão Serra Marcos Piangers trará o tema “Inovação: Uma espiada no futuro”. A programação tem início às 17h40min.

O II Conexão Serra é uma realização do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Lages – ACIL e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lages, Governo do Estado de Santa Catarina, ACIL, FAPESP, Órion Parque, FACISC, CACB, Lands Agência e CDL.