NotíciasACIL recebe Marcius Machado e Andreia Strasser para conhecer proposta de governo

24/08/2016 - 09:58 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última segunda-feira (22/08), a diretoria da ACIL recebeu o candidato a prefeito de Lages Marcius Machado juntamente com a vice Andreia Strasser. Eles apresentaram as propostas de governo e responderam questionamentos dos empresários. Nas próximas semanas será a vez dos candidatos Antônio Ceron e Roberto Amaral.

Marcius Machado iniciou dizendo que é preciso fazer uma gestão melhor do poder público, reduzindo secretarias e cargos comissionados. Além disso, ele defende a ideia da criação de um banco de dados com endereços de e-mail para envio de aviso sobre certames licitatórios e contratos de serviços licitados. “Nossa administração será pautada pela transparência total e absoluta”, destacou o candidato.

 

DESENVOLVIMENTO

Em relação ao cargo de secretário de desenvolvimento, Marcius afirmou que, caso seja eleito, pretende que o nome seja indicado pelo Fórum das Entidades de Lages.  “Queremos chamar o Fórum, ouvir a sugestão e avaliar de que forma podemos fortalecer as empresas locais”, disse ele, acrescentando que a ideia é criar um condomínio de empresas, espaço maior para que pequenas empresas possam se alocar e dividir custos e, ainda, criar um parque industrial. 

Referente ao terreno destinado para a empresa Sinotruk, a proposta de Marcius e Andreia, caso a vinda não se concretize, é lotear todo o terreno e ofertar aos empresários locais e posteriormente colocar uma placa chamando empresários de fora para investir em Lages. “Vamos precisar de um apoio muito forte do governador, deputados estaduais e federais para que possamos trazer recursos”, destacou Marcius. 

O candidato destacou que é preciso conhecer a máquina e enxugá-la para ter dinheiro. “Tivemos nesse momento a abertura de concurso público pela prefeitura, pedimos a ajuda da ACIL e do Fórum das Entidades para que possamos suspender isso, pois o próximo prefeito deverá analisar onde necessita de pessoal para criar a vaga para o concurso”, frisou Marcius.

Sobre o  Aeroporto de Lages, revitalização do centro, Mercado Público e criação do Instituto de Planejamento de Lages, a dupla se mostrou a favor de manter o que já existe e com pretensão de executar o que ainda falta.

 

TURISMO DE EVENTOS

Os empresários questionaram, ainda, qual o plano para o turismo de eventos. O candidato frisou que a ideia é ter um grupo gestor voltado para fazer projetos tanto para prefeitura quanto para entidades.

 

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Saúde e Educação, também foram outras questões levantadas pela diretoria da ACIL. Marcius destacou que é preciso concluir a obra da UPA e otimizar questões da saúde. Para isso, ele propõe em seu plano de governo, a criação de uma central para confirmar consultas e exames. “Vamos ter cursos de formação, trabalhar muito forte com saúde preventiva, novos alimentos, ensinar agentes de saúde a fomentar uma vida mais saudável.O maior índice de depressão é no interior, precisamos trabalhar muito forte incentivando a atividade física.” acrescentou o candidato.

Na Educação, a proposta é incentivar o empreendedorismo criando empresas juniores nos colégios. “Vamos trabalhar muito forte com a escola da inteligência multifocal, de Augusto Cury”, disse o candidato. Strasser completou dizendo que essa metodologia desenvolve nas crianças o equilíbrio emocional, o senso de responsabilidade e o relacionamento saudável. Paralelo a isso, a proposta é criar a escola integral. A intenção é que os colégios de Lages voltem a ter matérias de cidadania, amor à pátria, arte, cultura e política, ocupando os alunos durante todo o dia no ambiente escolar.

Por fim, o candidato concluiu dizendo que o plano de governo que está sendo proposto por eles, não foi feito no gabinete, mas sim por inúmeras mãos, vários corações, diversos especialistas de cada área, nas ruas, nas redes sociais e nas universidades. “A gestão vai ser construída com o tempo. E queremos assumir um compromisso aqui, se não fizermos um trabalho a contento não vote mais na minha pessoa”, finalizou o candidato.


Galeria de imagens