NotíciasFórum das Entidades convoca Prefeito Elizeu Mattos para tratar de temas como a revitalização do centro de Lages e implantação de um Instituto de Planejamento Urbano

15/07/2016 - 10:43 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Nesta quarta-feira (13/07), representantes do Fórum das Entidades estiveram reunidos na ACIL com o Prefeito Elizeu Mattos para tratar de temas pertinentes à comunidade lageana como a revitalização do centro da cidade, a reforma do mercado público e a criação de um Instituto de Planejamento Urbano para melhorar a mobilidade dentro do município.

Elizeu Mattos destacou que a revitalização do centro de Lages não deve iniciar neste ano, pois precisa passar, antes, pela implantação do novo sistema de iluminação, projeto que já foi licitado e vai custar em torno de 650 mil reais, recurso oriundo de um convênio que contempla parte da verba vinda do governo do Estado com contrapartida da prefeitura. “A iluminação do centro eu acho que começa em agosto”, destacou o prefeito.

Conforme o Gerente Técnico da Celesc Distribuição de Lages, Gladimir Jeremias, que no Fórum também representa a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense (AEA), as ligações subterrâneas necessárias para a implantação da nova iluminação devem estar prontas daqui 20 dias e após isso os postes já podem ser removidos. Esta retirada, segundo ele, deve ser feita concomitantemente com a implantação do novo sistema de iluminação. “A ideia é que enquanto se retirem os postes de um lado da rua, o novo sistema já esteja implantado do lado oposto, a fim de evitar que aquele local fique sem iluminação nesse tempo”, explicou Jeremias.

Outro tema que vem sendo bastante discutido nas reuniões do Fórum é sobre as lombadas e redutores de velocidade espalhados na cidade. Sobre esta questão, os representantes solicitaram ao prefeito que seja criado um Instituto de Planejamento Urbano com engenheiros e técnicos competentes para planejar e resolver problemas da mobilidade urbana que existem, hoje, na cidade. “A reclamação sobre o trânsito é recorrente em todos os setores, no CONSEL, assim como aqui no Fórum das Entidades, já foi muito debatida essa questão” destacou o presidente do Sindicato Rural e REPRESENTANTE do CONSEL, Márcio Pamplona.  

Segundo o prefeito Elizeu Mattos, já existe um projeto para a criação do Instituto de Planejamento Urbano de Lages e deve ser encaminhado em breve para a Câmara de Vereadores. “A nossa solicitação é para a criação do Instituto, porém até que ele seja criado, o nosso desejo é que a SEPLAN faça o papel de gerenciar a totalidade da mobilidade urbana de Lages e não olhar somente para um problema pontual”, completou o representante do CREA José Augusto Fornari Sousa.


Galeria de imagens