NotíciasSemana do Jovem Empreendedor encerra com palestra do Professor Carlos Bartilotti

22/06/2016 - 09:50 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

No intuito de incentivar os empresários a refletir sobre como crescer em momentos de crise, o Núcleo da Acil Jovem promoveu, na noite da última quinta-feira (16/06), palestra com o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Bartilotti. A iniciativa, que foi realizada na Associação Empresarial de Lages, fez parte da Semana Estadual do Jovem Empreendedor Catarinense.

Por meio de exemplos práticos, Bartilotti, que também é empresário e tem vasta experiência em empresas de todo o país, trouxe alguns pontos fundamentais que os empreendedores devem se preocupar na hora de administrar o próprio negócio, ainda mais em tempo de crise.

Ele evidenciou sobre a importância de se avaliar o risco do negócio, independente do tamanho da empresa. Nesse aspecto, citou o exemplo da Samarco, que após o rompimento da barragem de Mariana (MG), está agora com um plano de demissão voluntária de 1200 funcionários. “Ela não mediu o risco dessa barragem”, evidenciou o professor.

Outro ponto levantado na palestra foi sobre o excesso de investimento. “Muitos empresários pecam por excesso de investimento”, destacou ele, explicando que esse exagero se caracteriza quando o retorno não vem na mesma velocidade do que é investido. Além disso, o palestrante mencionou, ainda, que o mercado só enxerga uma companhia de maneira saudável quando ela gera caixa, ou seja, quando ela tem mais entrada que saída gerando um caixa operacional positivo.

De acordo com o vice-coordenador da Acil Jovem, Nelson Rodrigues Junior, durante a semana foi realizado, também, uma mesa redonda com nucleados juntamente com coordenadores do SEBRAE e da UNIPLAC, onde foram debatidos diversos temas para implantar na cidade. “Tanto a mesa redonda quanto a palestra do Professor Bartiloti foram muito importantes para nós, pois surgiram várias ideias para desenvolver o empreendedorismo na nossa região com foco nas crianças, nos jovens, nos empresários já consolidados e nos novos empreendedores”, destacou ele.