NotíciasEmpresários da Acil fazem reunião da diretoria no Orion Parque

17/06/2016 - 10:36 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última segunda-feira (13/06), empresários da Associação Empresarial de Lages realizaram a tradicional reunião da diretoria no Orion Parque. A iniciativa foi um convite da diretoria do Instituto a fim de apresentar as novas instalações à classe empresarial.

De acordo com o presidente interino do Instituto Orion, Valmir Tortelli, há três formas para uma empresa fazer parte do Parque Tecnológico. A primeira são pessoas que possuem apenas a ideia inovadora e desejam constituir uma empresa nova. Essas são encaminhadas para a incubadora MidiLages. O segundo caso, são empresas que já atuam no mercado e necessitam da estrutura física do Orion para desenvolverem algum projeto.

A terceira forma, são empresas associadas ao Instituto que não necessitam da estrutura física, mas desejam trazer apenas as pesquisas ou alguma necessidade específica para serem solucionada na Instituição.  Segundo Tortelli, um exemplo de como o Orion pode contribuir para uma empresa que não esteja instalada lá dentro é o desenvolvimento de projetos, visto que haverá um escritório de projetos com o intuito de auxiliar as organizações na captação de recursos para a realização das ideias.

Segundo a vice presidente, Nelissa Colossi Branco, em todos os casos, as empresas devem passar por técnicos avaliadores e depois pela equipe do conselho composta por 13 membros para analisarem se está dentro do perfil para poder fazer parte do Orion Parque. “Não importa o segmento que esteja, a primeira condição para a empresa poder participar do Orion Parque é que ela seja de tecnologia e inovação e esteja inovando”, destacou Nelissa.

O Orion Parque, que hoje é uma realidade, foi uma ideia que nasceu dentro da ACIL, contou com o apoio de diversas lideranças e teve grande investimento público. Segundo os diretores do Instituto, órgãos como SEBRAE, IFSC, FIESC, UDESC, SENAC, também já firmaram parceria e devem seguir atuando juntos para o desenvolvimento da tecnologia e inovação.