NotíciasNúcleo da Mulher Empreendedora lança livro Visão Contemporânea e Sustentável da Serra Catarinense

06/05/2016 - 09:22 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite da última segunda-feira (2/05), as mulheres do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages lançaram um livro sobre temas pertinentes ao desenvolvimento da Serra Catarinense. O evento, realizado no auditório do CCJ da Uniplac, marcou a conclusão de um trabalho que iniciou a partir de uma ideia nascida em agosto de 2013 e teve a organização da Dra. Cristina Yamaguchi, da Dra. Neide Catarina Turra e da empresária Andréia Strasser.

O livro contém um capítulo destinado aos resultados da pesquisa realizada pelas organizadoras em 2015 cujo objetivo geral foi identificar os fatores que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Lages. Participaram do estudo 1042 pessoas, das quais 38,6% atuavam no setor de serviços, 15,5% no comércio e 14,8% distribuídos em: agronegócio, indústria e profissionais liberais.

Além dos resultados obtidos, a obra, que teve a participação da Uniplac, o patrocínio da FAPESC, o apoio da Acil e do Núcleo da Mulher Empreendedora, contou, ainda, com a colaboração de vários coautores que contribuíram com suas opiniões a partir dos resultados da pesquisa. Os capítulos incluem desde uma análise antropológica e cultural do desenvolvimento da Serra Catarinense, passando por aspectos da educação, agricultura, agronegócio, meio ambiente sustentável, política participativa, saúde, tecnologia, e, ainda, um case sobre o desenvolvimento de produtos da serra.

Na ocasião, as organizadoras agradeceram a participação de todos os envolvidos e entregaram um exemplar a cada colaborador do projeto. A atual coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Zilda Elisa Letti Pellizzaro, destacou a contribuição das coordenadoras anteriores, Andréia Strasser e Janelise Royer dos Santos, as quais também estiveram envolvidas no desenvolvimento do trabalho.  

Para Dra. Yamaguchi, a experiência obtida ao longo das etapas que culminaram na criação do livro, a fez acreditar que Lages e região merecem mais atenção por parte de todos. “Posso dizer que podemos acreditar em Lages”, destacou ela evidenciando que os resultados apontados mostram que a realidade do município não está muito favorável, mas que pode ser revertida com a vontade da comunidade. 

O evento de lançamento contou, ainda, com a participação do presidente da Acil Sadi Montemezzo, do vice Juliano Chiodelli, de jornalistas e representantes da imprensa, de líderes da comunidade, de professores e alunos do meio acadêmico, além de empresários da Acil que cancelaram a reunião da segunda-feira da diretoria para prestigiar o lançamento do livro. 


Galeria de imagens