NotíciasProfessor português apresenta um novo conceito de educação

11/12/2015 - 16:23 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Para encerrar as atividades de 2015, o Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIL realizou na última terça feira, 08/12, um bate papo com o professor português José Pacheco que contou um pouco de sua história e compartilhou sua experiência como educador na Escola da Ponte de Portugal e no Projeto Âncora, em Cotia (SP).

Para o professor Pacheco, o método de ensino atual está ultrapassado, pois as escolas continuam seguindo o modelo do século XIX, onde o professor dá aula para alunos enfileirados. Ele é coordenador do Projeto Âncora que tem um método de ensino diferente, que incentiva a autonomia de alunos e educadores, onde não há salas de aula, nem séries. Os alunos são incentivados a desenvolverem projetos de pesquisa sobre assuntos de seus interesses, sempre sob a supervisão dos tutores e orientadores. Tudo é feito com muita disciplina.

 “O Brasil é o centro da mudança na educação mundial”, declarou Pacheco. Está sendo criada uma rede de projetos e em Florianópolis e Lages já estão surgindo polos de projetos. 


Galeria de imagens