NotíciasPrograma Empreender Competitivo, da CACB, proporciona Consultoria Jurídica a empresas do Núcleo de TI da ACIL

07/12/2015 - 09:40 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Oito empresas do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Lages (ACIL) foram beneficiadas com consultoria jurídica realizada pelo escritório FDS Advogados. O trabalho, concluído recentemente, foi promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) por meio do projeto Empreender Competitivo, que proporcionou inúmeras atividades subsidiadas aos nucleados ao longo dos últimos dois anos.

De acordo com o advogado que realizou a consultoria, Fabrício da Silva, a análise consistiu em entrevistas nas empresas, onde os empresários relataram problemas relacionados à área jurídica como contratos, dúvidas trabalhistas e tributárias, relacionamento com clientes e fornecedores, entre outros. A partir disso, foram preparados relatórios para esclarecimentos e para blindar as empresas de possíveis problemas jurídicos futuros.

Em um total aproximado de 55 horas de trabalho divididas igualmente para cada empresa, constataram-se riscos e oportunidades em cada uma delas.  Um exemplo encontrado foi que algumas empresas pagam os encargos trabalhistas, mas não possuem os documentos apropriados para registrar esses pagamentos, o que representa um risco de passivo trabalhista.

Outra situação de risco encontrada foi referente à elaboração dos contratos e a importância de estarem mais claros, pois pode acontecer da empresa cobrar por um serviço sem estar devidamente documentado, o que pode resultar em uma cobrança indevida e em dano moral, trazendo prejuízos para a organização.

A consultoria jurídica foi apenas uma parte do que o projeto Empreender Competitivo proporcionou aos nucleados de TI da ACIL. De acordo com a Coordenadora do Núcleo de TI da ACIL, Nelissa Branco, o programa investiu, nos anos de 2014 e 2015, aproximadamente R$ 252 mil reais destinados a cursos de capacitação, consultorias como a jurídica e contábil e em projetos voltados às 13 empresas pertencentes ao Núcleo de Tecnologia e Inovação da Acil.