NotíciasPosse festiva da ACIL mostra força do empresariado Lageano

23/11/2015 - 09:39 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Associados da Associação Empresarial de Lages, ACIL, realizaram na última sexta-feira, 20 de novembro, jantar de posse da nova diretoria. O evento, que ocorreu no Serrano Tênis Clube, reuniu mais de 400 pessoas, entre empresários, autoridades e lideranças locais. O atual presidente, Luiz Spuldaro, passou oficialmente o cargo ao empresário Sadi Montemezzo, que, juntamente com o vice-presidente Juliano Chiodelli, secretários, tesoureiros e conselheiros passam a comandar a instituição a partir de janeiro.

A concorrência pelos ingressos ao longo da semana já evidenciava que a noite seria de casa cheia. Mesmo em meio às dificuldades por que a classe empresarial brasileira está passando, o momento foi de comemoração entre os empresários lageanos. Primeiro pelas conquistas alcançadas com a última gestão da Entidade que os representa e, segundo, pelo entusiasmo demonstrado nas palavras do presidente empossado Sadi Montemezzo.

Em um breve balanço, Spuldaro destacou algumas conquistas nesses dois anos, como a regularização do terreno anexo à ACIL, aumento no número de associados, participação em eventos importantes como a Expolages, melhorias na infraestrutura da casa com investimento de R$ 550 mil reais em obras e reformas dentre os quais novo hall, novas salas e melhorias na segurança. A conquista mais recente foi o convênio com o governo do Estado para reforma do auditório, assinado durante o evento da posse.

Ele ressaltou, ainda, algumas bandeiras defendidas nesse período como o desenvolvimento do Orion Parque, a construção dos aeroportos, o empenho pela abertura do colégio militar. “Meu sentimento é de frustação por algumas das lutas ainda não terem sido concluídas, como a operação de voos regionais, e outras ainda terem evoluído pouco como a duplicação da BR-282”, destacou ele.

Sadi Montemezzo, que participa da Acil há 20 anos, agradeceu e parabenizou o atual presidente pelo empenho e ressaltou a importância que consistem as ações da Acil dentro da sociedade. Como exemplo ele citou a criação do MidiLages, a aquisição da subestação da Celesc, o desenvolvimento do Banco da Mulher e atual Banco da Família, entre outras.

Segundo ele, a intenção é concluir o mandato com uma Acil ainda mais forte. “Para termos uma Lages forte, precisamos de uma microrregião forte, por isso precisamos fortalecer cada setor”, frisou Montemezzo, que finalizou o discurso com a frase emprestada do movimento Rotary, do qual também participa: “doar de si sem pensar em si”.

O evento contou com a presença do Senador Paulo Bauer, que enfatizou a evolução e o momento de crescimento por que vive Lages; da Deputada Federal Carmen Zanotto e do Deputado Estadual Gabriel Ribeiro, os quais se colocaram à disposição da Acil; do presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, que representou, também, o presidente da Facisc Sr Ernesto Reck; do prefeito municipal de Lages, Elizeu Matos, que escolheu a solenidade para seu primeiro ato público depois do retorno à prefeitura. O prefeito evidenciou algumas empresas lageanas de destaque no mercado e disse que muito do que a cidade está colhendo hoje se deve aos esforços da Associação Empresarial.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, também esteve presente e, durante a solenidade, representou o governador Raimundo Colombo. No discurso ele enfatizou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na região e que vão ao encontro dos objetivos da ACIL como início das atividades do colégio militar, ampliação do Hospital Tereza Ramos com a criação de novos leitos de UTI, pavimentação de ruas e recuperação de rodovias, sendo que a mais recente citada por ele é a Rodovia que liga Otacílio Costa a Lages que deve ser iniciada em janeiro do ano que vem, entre outros.