NotíciasACIL impulsiona área de Tecnologia e Inovação em Lages

23/10/2015 - 17:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Por iniciativa do Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIL, um grupo de micro e pequenos empresários de Lages que atuam na área de Tecnologia e Inovação conseguiram impulsionar seus negócios através do programa Empreender Competitivo.

Esse programa criado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o SEBRAE Nacional e com a contrapartida de empresários e associações empresariais, disponibiliza recursos para capacitação técnica e de gestão para os selecionados. Ao todo, 1.421 micro e pequenas empresas catarinenses já foram beneficiadas através do apoio financeiro de cerca de R$ 5 milhões, entre 2010 e 2011.

Em 2013, o projeto apresentado pelo Núcleo de TI da ACIL, foi o único aprovado na Serra Catarinense.  E foi através do Empreender Competitivo que as 15 empresas integrantes do núcleo, conseguiram em torno de R$ 230 mil reais em subsídios para investir em capacitação. Durante dois anos, até setembro deste ano, os empresários participavam de reuniões com o apoio de um consultor, cujo papel principal era o de moderar as reuniões, onde eram discutidos os problemas comuns e a busca de soluções conjuntas.

“O diferencial em relação a outros programas é que no Empreender as soluções vêm de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários”, destaca Nelissa Gevaerd Colossi Branco, Coordenadora no Núcleo de Tecnologia e Inovação Lages da Acil. A metodologia aplicada nos trabalhos é denominada METAPLAN e tem origem na Alemanha.

“O resultado não poderia ter sido melhor. Por isso, como o projeto foi o primeiro de região, a nossa expectativa é que possamos inspirar outros núcleos a trilharem o mesmo caminho aumentando a lucratividade e competitividade das empresas” avalia Nelissa.