NotíciasJantar festivo marca o aniversário de 75 anos da ACIL

24/08/2015 - 15:22 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

A trajetória da ACIL está diretamente ligada a evolução do comércio e da indústria de Lages. Foi para acompanhar essas transformações e defender os interesses empresariais, que a entidade foi fundada no dia 19 de agosto de 1940. Passados 75 anos, a entidade cresceu, e acabou se tornando um braço direito da cidade, com participação ativa no desenvolvimento econômico e social de Lages e da Serra Catarinense. E foi para comemorar estes avanços e conquistas, que na última sexta-feira, 21, associados, ex-presidentes, representantes políticos e convidados se reuniram num jantar festivo, muito prestigiado, no Serrano Tênis Clube.

O governador Raimundo Colombo, o prefeito interino Toni Duarte, a deputada Carmen Zanotto, o Secretário Estadual de Saúde João Paulo Kleinubing, o presidente da SCPar Paulo Cesar da Costa, o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC),  Roberto do Amaral, o presidente da Câmara de  Vereadores de Lages Adilson Appolinário e Sérgio Gargioni, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, (FAPESC), fizeram parte da composição da mesa de honra, juntamente com o anfitrião, o presidente da ACIL, Luiz Spuldaro.

Bastante emocionado, Spuldaro destacou a importância do associativismo e relembrou as principais conquistas da entidade, desde a implantação da BR 116, como da BR 282, do Sesi, Senai, Senac, IFSC, Banco da Mulher, Aeroporto Correia Pinto e tantos outros empreendimentos. “Tudo foi acompanhado pela diretoria da respectiva época. Campanhas foram desenvolvidas, políticos foram cobrados e paulatinamente as coisas foram acontecendo”, observou.

Em sua fala o prefeito interino de Lages, Toni Duarte, mencionou o contexto político e econômico em que a ACIL foi criada.  “Na década de 40, no período pós revolução, durante a segunda guerra mundial e num momento em que o Brasil vivia um regime ditatorial, tudo isso não impediu o espirito de empreendedorismo e de coragem dos empresários que fundaram a ACIL. Assim como naquela época, hoje Lages também passa por grandes transformações e devemos aproveitar esse momento, com o mesmo espírito empreendedor e de associativismo, para realizar mudanças e avançar.”

O governador Raimundo Colombo destacou o papel de protagonista da ACIL em vários momentos importantes para Lages e região. Na ocasião, ele também assegurou recursos do governo do Estado, na ordem de R$ 750 mil reais para a reforma do auditório da ACIL. O espaço construído há mais de 30 anos, atende associados e eventos da comunidade.

A noite foi marcada por homenagens. Todos os ex-presidentes foram lembrados e alguns deles compareceram à solenidade, como o advogado Ernani Rosa, que por mais tempo permaneceu na presidência da entidade. Fabiano Baggio, neto do empresário Jose Pascoal Baggio (in memoriam) que foi responsável pela construção da sede própria, recebeu uma homenagem póstuma. Os associados mais antigos receberam um troféu como homenagem.

O evento também marcou o lançamento do livro “Construindo os 75 anos da ACIL”. A publicação narra toda a história e os principais trabalhos e ações da entidade.