NotíciasDiretoria da ACIL recebe Bancada da Serra e secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias em sua última reunião de 2023

29/11/2023 - 14:23 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda-feira, 27 de novembro, o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, e os deputados estaduais Lucas Neves, Mario Motta e Nilso Berlanda.

O secretário informou que está sendo feito um novo plano aeroviário para Santa Catarina com previsão de conclusão para abril de 2024. Com a conclusão deste plano e a aprovação de uma nova lei de incentivos fiscais para querosene para aviação, será mais fácil conseguir que as companhias aéreas atuem nos aeroportos regionais. De acordo com Martins, haviam três aeroportos fechados. “Já reabrimos o de Forquilhinha agora em outubro, e os de São Joaquim e Dionísio Cerqueira a documentação foi toda entregue na ANAC e até janeiro de 2024 estarão sendo reabertos. Em menos de um ano estarão abertos os 3 aeroportos que estavam fechados”, afirmou.

Sobre o Aeroporto de Correia Pinto, desde que está em funcionamento, a luta dos empresários tem sido pela busca de mais empresas aéreas, mas para isso é necessário realizar algumas readequações no aeroporto. Nesse sentido, a equipe de engenharia da Amures elaborou um projeto para remodelação das instalações do aeroporto, com vistas a melhorar serviços e abrir espaço uma nova empresa que deseje operar no local. O projeto foi apresentado na reunião pelo secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, e entregue ao secretário pelo presidente da Amures.

Na ocasião, Martins fez a entrega simbólica da Lei que oficializa a mudança do nome do Aeroporto de Correia Pinto, que passa a se chamar oficialmente “Ricardo Sell Wagner - Aeroporto Regional da Serra Catarinense - Correia Pinto”. A lei foi sancionada pelo Governador Jorginho Mello no dia 23 de novembro e publicada no Diário Oficial.

Os deputados Lucas Neves, Mario Motta e Nilso Berlanda que acompanharam o ato, reafirmaram o compromisso com a Serra Catarinense e suas demandas. A Bancada da Serra terá R$ 8 milhões em emendas para projetos indicados em consenso para a região em 2024.