NotíciasInfraestrutura, turismo e desenvolvimento regional em pauta na reunião da diretoria da ACIL

09/11/2023 - 09:25 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na reunião desta segunda-feira, 06 de novembro, o deputado estadual Lucas Neves que passou informações sobre os pleitos do Voz Única e de suas principais ações no legislativo.

O deputado iniciou sua fala, esclarecendo a proposição para alteração no nome do aeroporto de Correia Pinto. O projeto de lei propõe a alteração da denominação de Aeroporto Regional do Planalto Serrano para Aeroporto Regional da serra Catarinense. “O nome oficial do aeroporto não será alterado e não será excluído o nome ‘Correia Pinto’. Precisamos reforçar a marca ‘Serra Catarinense’, já que diversos estados possuem um planalto serrano, assim daremos mais visibilidade à nossa região que é tão bonita”, explicou.

Outro assunto abordado por ele, que afeta diretamente nossa cidade, é a decisão por parte da Secretaria de Estado da Educação, de fechamento de turmas do ensino médio em escolas estaduais da região. Em São Joaquim a decisão foi revertida, mas em Lages ainda não. Ele reafirmou que continuará lutando para garantir a manutenção dessas turmas.

Com relação a infraestrutura das estradas, informou que recentemente o DNIT lançou o edital para contratação do anteprojeto de construção de 15 km de terceiras faixas na BR 282, divididos em 12 trechos entre Lages e Florianópolis. Sobre a BR 116, comentou que se houver a repactuação da rodovia, irá defender a inclusão de um trevo no acesso a Capão Alto, onde tem ocorrido muitos acidentes e continuará a defender a duplicação nos trechos prioritários da BR 116.

O deputado também reforçou a importância da aprovação do projeto de lei para regularizar o controle populacional do javali, um animal invasor, que se prolifera rapidamente e não possui um predador natural. “Eles causam muitos prejuízos para agricultura, pecuária e meio ambiente do nosso estado”, destacou.

Ao final da reunião, o Deputado presenteou o presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, com uma placa parabenizando pela excelência na gestão à frente da ACIL, que "por dois mandatos liderou a classe empresarial de Lages, entre 01/01/20 e 31/12/23, com competência, dedicação e eficiência", finalizou.