NotíciasEmpresários debatem a infraestrutura ferroviária na Plenária Regional Serra da Facisc realizada na ACIL

25/07/2023 - 16:58 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na noite desta segunda-feira, 24 de julho, a diretoria da Associação Empresarial de Lages recebeu representantes das associações empresariais de São Joaquim (Acisjo) e Correia Pinto (Aciacop) que participaram da Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

A reunião coordenada pelo vice-presidente Regional Serra, Antonio Carlos Floriani, contou ainda com a presença do vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Ernesto Reck, vice-presidente Regional do Oeste, Milvo Zancanaro, vice-presidente da Facisc, Elson Otto, presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, presidente da Acisjo, Felipe Vieira Nascimento, e vice-presidente da Aciacop, Jackson Antunes Santos.

O VP do Oeste explanou sobre o projeto para implantação de um ramal da Ferroeste, ligando Cascavel a Chapecó, com uma extensão de 263 km. Em seguida, ele falou sobre as ferrovias em Santa Catarina, que incluem 2 projetos em execução, um ligando Correia Pinto a Chapecó e outro entre Araquari e Navegantes, um total de 381 km e investimentos de R$ 32,5 milhões. Além de 3 projetos a contratar, ligando Navegantes a Correia, Tubarão a Rio do Sul e o contorno ferroviário entre Joinville a Itapoá, um total de 471 km de ferrovias. Zancanaro destacou a importância desta malha ferroviária para a iniciativa privada e mobilizou os empresários para ajudar na viabilização destes projetos do estado.

Em sua fala, Reck destacou o papel das associações empresariais no fomento do desenvolvimento econômico local e a união da classe empresarial para buscar melhores condições para o estado. Sobre a reforma tributária ele comentou que não é a ideal, mas sim o que foi possível se fazer no momento.

Ao final, o vice-presidente da Facisc falou sobre o Programa A+ que tem como objetivo profissionalizar e fortalecer a gestão das associações empresariais, através do compartilhamento de conhecimentos, metodologias, ferramentas e boas práticas da gestão.