NotíciasEmpresários da ACIL recebem novo presidente do BRDE

20/07/2023 - 08:30 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Criado para promover o desenvolvimento dos três estados do Sul, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) hoje conta com um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e um espaço de divulgação em Campo Grande (MS). Para conhecer mais sobre a atuação do banco que tem como objetivo ofertar linhas de crédito adequadas a cada segmento, os empresários da Associação Empresarial de Lages receberam em sua reunião desta segunda-feira, 17 de junho, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Segundo dados apresentados por Kleinübing, as contratações de crédito realizadas no ano de 2022, nas três capitais do Sul do país, somam pouco mais de R$ 4,3 bilhões, sendo que Florianópolis é responsável por 26,97% deste valor. Com relação ao desempenho de Santa Catarina, ele apontou que as grandes empresas contrataram um total de R$ 603,5 milhões e os setores de comércio e serviços foram os que obtiveram um maior volume de contratações, com valores de R$ 345 milhões. Nesse período, a Serra Catarinense contratou R$ 94,9 milhões, o que equivale a 8,64% das contratações em Santa Catarina.

O presidente do BRDE destacou a parceria com o New Development Bank (NDB), um contrato de 134 milhões de euros para saneamento, energia renovável e eficiência energética, infraestrutura viária e portuária, armazenagem, agricultura de baixo carbono, mitigação dos efeitos da mudança climática, estudos de viabilidade e projetos executivos. O BRDE também mantém parcerias com o BNDES, o Banco de Desenvolvimento da França, o Banco Europeu de Investimentos, CAF – Banco da América Latina, BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.