NotíciasRepresentantes das entidades empresariais visitam HTR

18/03/2021 - 08:53 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Dando continuidade nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, representantes da CDL Lages, ACIL, Fiesc, Sindicato Rural e Fórum das Entidades Empresariais realizaram uma nova visita técnica ao Hospital Tereza Ramos (HTR), na manhã desta quarta-feira (17).

In loco verificaram a atual situação apresentada pelo diretor do HTR, Mauricio Batalha Machado, o gerente administrativo Gustavo Santos, a gerente de enfermagem, Suiane Schmidt Costa, a gerente técnica e pneumologista, Dra. Fernanda Waltrick Martins e a assessora da direção, Ana Paula Block.

Com todos os cuidados necessários, o grupo visitou os setores, onde puderam analisar a quantidade de leitos disponibilizados para tratamento da COVID-19, o andamento das obras da nova ala e o funcionamento de forma geral do hospital.

O prédio principal, comporta 10 leitos para (UTI) COVID-19, mais o setor da obstetrícia e maternidade com 24 quartos, dentre outros setores divididos por andares. Já o novo prédio do HTR, com uma parte já em funcionamento, disponibiliza mais 26 leitos de UTI para o tratamento da COVID-19, totalizando 36 leitos para esta finalidade no hospital.  “Serão abertos mais oito leitos que estão em adequação, a previsão é que até final do mês já estejam disponíveis”, comentou a gerente de enfermagem Suiane.

O enfermeiro coordenador, Volnei Bastos Júnior, explicou que 50% das pessoas internadas ano passado sobreviveram, porém, ressalta que a situação está mais grave agora. “Ontem foram seis óbitos no HTR. Nossa taxa de mortalidade de pacientes de UTIs é de 38,2% enquanto a nacional é 60% e a mundial 45%”, argumentou.

Segundo o diretor do HTR, Mauricio Batalha Machado, está faltando ainda 20% do mobiliário e ajustes na estrutura física. A expectativa é que nos próximos dias tudo esteja pronto. “Neste momento, no primeiro andar estamos trabalhando para disponibilizar ainda mais 20 leitos de UTI, e no segundo andar, cerca de 30 leitos clínicos (enfermaria). O quarto andar será o centro cirúrgico, com 10 salas para cirurgia e 14 leitos para recuperação dos pacientes pós cirurgia. A futura recepção estará localizada no térreo e o subsolo estamos em análise com a SES para manter como destinado no projeto uma Emergência”, explicou.

A médica pneumologista, Dra. Fernanda, ressaltou a necessidade de contratar mais enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmácia, pois com o aumento da quantidade de leitos, também será necessário o aumento de profissionais da área para suprir a amplitude da nova ala. Mauricio Batalha citou que não é tão simples a contratação de novos profissionais: “além de contratar é preciso treinar essas pessoas para estarem aptas ao atendimento de pacientes da Covid-19. Fizemos treinamento com os profissionais da saúde das cidades vizinhas, para também estarem capacitados para receberem pacientes com Covid-19”, comentou o diretor, que complementou: “Ainda tem profissionais para serem chamados dos processos seletivos já realizados. Técnico em Enfermagem deve abrir esta semana ou semana que vem. Também é muito importante que aqueles que forem chamados e não tenham a intenção de serem contratados, que manifestem o mais rápido possível o desinteresse em assumirem, para que possamos chamar os próximos da lista com maior agilidade”.

Esta visita faz parte de uma série de ações das entidades empresariais que teve início na segunda-feira (08) e, mais recentemente, reunidos com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta, o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, a deputada federal Carmen Zanotto, o deputado estadual Marcius Machado, o prefeito Antonio Ceron e secretários municipais.

O novo prédio do HTR começou a ser construído em 2012 e já foram investidos aproximadamente R$ 105 milhões. Os presidentes das entidades, ao final da visita, afirmaram que estão atentos às demandas do hospital, e reivindicam ao Governo do Estado, maior agilidade no processo de conclusão.