NotíciasConscientização e prevenção do câncer de próstata foi tema de palestra promovida pelo Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho

11/11/2019 - 10:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Novembro é o mês dedicado a conscientização na luta contra o câncer de próstata. Preocupados em alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e fazer exames periódicos, o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Lages promoveu na noite da última quinta-feira, 07 de novembro, em parceria com a Credicomin, uma palestra com o médico oncologista, Dr. Pedro Schurmann, que abordou o tema “Conscientização e prevenção do câncer de próstata”.

 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Na fase inicial pode não apresentar sinais, quando em 90% dos casos pode ser curado. “Ao apresentar sintomas significa já estar numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência, principalmente à noite e presença de sangue na urina ou no sêmen. Ao apresentar algum dos sintomas, deve procurar atendimento médico”, alertou.

É possível prevenir o câncer mantendo hábitos saudáveis como ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. De acordo com Dr. Pedro, a partir dos 50 anos os homens devem procurar um profissional para realizar uma avaliação, mesmo não tendo sintomas. E os homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar as avalições aos 45 anos.


Galeria de imagens