Violência doméstica foi tema de palestra no Núcleo da Mulher da ACIL

Violência doméstica: um despertar para o recomeço foi o tema abordado pela psicóloga Rejane Dutra Bergamaschi na reunião do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Empresarial de Lages, realizada nesta terça feira, 1º de outubro.

A psicóloga iniciou sua fala destacando que a violência contra a mulher é qualquer tipo de ação danosa, seja física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral, e atinge mulheres de todas as classes sociais, etnias, idade e grau de escolaridade. Dados apresentados por ela, demonstram que o Brasil registrou 1.463 feminicídios somente em 2023, um aumento de 1,6% em relação a 2022. Estados como mato Grosso, Acre, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal estão entre os mais violentos para mulheres.

De acordo com Rejane, o agressor, muitas vezes, possui um histórico de abusos na infância ou transtornos de personalidade, o que alimenta sua necessidade de controle e poder.  Por outro lado, a vítima sofre impactos psicológicos como trauma e estresse pós-traumático, depressão e ansiedade, baixa autoestima, dependência emocional e sentimento de vergonha, o que dificulta o rompimento com a situação de violência.

O papel da família e dos amigos é crucial para a vítima sair desse ciclo de violência, oferecendo apoio incondicional sem julgamento e sendo uma rede de suporte emocional que permite à vítima enxergar um caminho para o recomeço.

error: O conteúdo é protegido!!