Secretário de Estado de Planejamento faz palestra sobre relações institucionais e governamentais para empresários da ACIL

Empresários da Associação Empresarial de Lages receberam na noite desta segunda-feira, 08 de maio, o secretário de Estado de Planejamento, Edgard Usuy, que falou sobre relações institucionais e governamentais como forma de interação entre sociedade e poder público.

Em sua explanação, o secretário falou sobre a complexidade do Estado Brasileiro que é composto por diversos ministérios, secretarias com status de ministérios e agências reguladoras. O Congresso Nacional também possui diversas secretarias e departamentos, além de diversas comissões e frentes parlamentares, entre elas a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos – Guarujá e do Matopiba, o que eleva muito o custo destas casas. O orçamento previsto para a Câmara dos Deputados em 2023 é de mais de R$ 7,7 bilhões e do Senado é de mais de R$ 5,7 bilhões.

Outros dados apresentados por ele, mostram o alto número de funcionários públicos no Brasil hoje. São cerca de 1,2 milhões de servidores públicos federais; 3,1 milhões de servidores estaduais e 6,2 milhões de servidores municipais, ou seja, aproximadamente 11,5 milhões de pessoas no funcionalismo público com um custo de R$ 725 bilhões.

Sobre sua pasta, Usuy falou sobre os projetos e desafios que tem frente a secretaria, entre elas transformar o Plano de Governo de Jorginho Mello em projetos e processos, revisar o Plano SC 2030 e ampliar e implementar o uso de uma gestão por resultados com indicadores, em todas as secretarias, para o Governo gerenciar o Estado de forma eficiente.

error: O conteúdo é protegido!!