Representantes do Porto de Imbituba apresentam estrutura portuária como alternativa para empresários da ACIL

Na última segunda-feira (27/04) representantes do Núcleo de Atividades Portuárias da Associação Empresarial de Imbituba e empresários de Lages participaram do encontro “Porto de Imbituba. Um Porto de oportunidades”. A comitiva apresentou dados sobre a infraestrutura do Porto que mais cresceu no Sul do Brasil em 2014. A reunião ocorreu na Associação Empresarial de Lages e foi aberta a empresários, imprensa e comunidade local.

O ex-diretor da ACIL e atual Diretor Executivo da SC PAR – Porto de Imbituba, Marcelo Schlichting, abriu a reunião apresentando as características atuais do porto como a capacidade atual que é de 7,5 milhões de toneladas e 450 mil TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés). “Hoje o Porto tem potencial para dobrar esta capacidade, indo para 15 milhões de toneladas”, destacou Schlichting, que revelou, ainda, o faturamento de 2014 do Porto, de 57 milhões de reais, sendo 29 milhões de lucro.  

O Gerente Comercial da Santos Brasil – TECON Imbituba, Rodrigo Dall Orsoletta, também esteve presente no encontro e falou sobre a operação de contêineres na América do Sul. Além da logística em Imbituba (SC), a empresa atualmente conta com mais dois terminais de contêineres: Tecon Santos, no Guarujá (SP) e Tecon Vila do Conde, em Barcarena (PA). Tem, também, um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos e unidades de logística portuária integrada. Ele destacou que uma das características importantes do Porto de Imbituba é a localização que facilita a logística por conseguir atingir praticamente dois Estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Jaime Batista, da Aliança Navegação e Logística, que também opera no porto, destacou que a empresa, hoje, consegue atracar em Imbituba toda quinta-feira com frequência de saídas e custo competitivo. Exigências, que segundo ele, são cada vez mais recorrentes entre os clientes.

Atualmente, as cargas predominantes em Imbituba são: açúcar, arroz, barrilha, bobinas de aço, cargas de projeto, contêineres, coque, clínquer, fertilizantes, grãos agrícolas, hulha betuminosa, produtos congelados sal. Segundo o presidente da SC PAR, Paulo César da Costa, que também participou do encontro, o Porto de Imbituba é uma grande alternativa para desenvolver negócios no Estado, inclusive na região serrana. Além dele, também estiveram presentes o presidente da ACIL, Luiz Spuldaro, o vice presidente da Associação Empresarial de Imbituba – ACIM, Adilson Silvestre e o coordenador do Núcleo de Atividades Portuárias da ACIM, Antônio Guimarães.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!