Bares e restaurantes participantes dos Núcleos de Bares e Casas Noturnas da ACIL e de Gastronomia (ACIL/CDL) estão seguindo as medidas de segurança e prevenção impostas pelos órgãos de saúde
Diante do grande aumento do número de casos de coronavírus em Lages e região, ocupação dos hospitais e possibilidade de novas restrições, além da discussão de quem seriam os responsáveis por esse súbito aumento, levaram representantes da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) a se reunirem virtualmente, na tarde desta quarta-feira, 25 de novembro, com o secretário de Saúde, Claiton Camargo de Souza e o Promotor de Justiça, Carlos Renato Silvy Teive.
A grande preocupação dos empresários é que ocorra um novo fechamento das empresas, principalmente, do setor de bares e restaurantes que já foram tão afetados. Muitos estabelecimentos não resistirão a um novo fechamento. A coordenadora do Núcleo de Bares e Casas Noturnas, Larissa Sandri Wojlik, destacou que o fechamento dos estabelecimentos no início da pandemia, levou as empresas a enfrentarem uma severa crise. “Houve o fechamento de muitos postos de trabalho e só conseguimos sobreviver à crise por meio dos incentivos do Governo Federal e de empréstimos bancários. Não iremos suportar um novo fechamento”, relatou.
Os estabelecimentos nucleados estão seguindo todas as medidas de segurança e prevenção, conforme orientação dos órgãos de saúde municipais e estaduais, como higienização dos ambientes, uso de máscaras por parte de funcionários e clientes, utilização de álcool gel, distanciamento entre as pessoas, ambientes ventilados, entre outros. Larissa se colocou à disposição para orientar os empresários que não estão seguindo as orientações, a fim de que se adequem as normas.
O coordenador do Núcleo de Gastronomia, Ruan Rangel, lembrou que está acontecendo o festival gastronômico e ressaltou que irão reforçar nas mídias sociais a importância de todos manterem os cuidados para evitar a propagação do vírus.
A reunião também serviu para alinhamento de ações que serão realizadas pela ACIL e CDL, entre elas uma campanha para conscientização da população de que a pandemia ainda não acabou e que é necessário intensificar os cuidados.
Também participaram da reunião o executivo da ACIL, Alberto Engel, o presidente do CDL, Marcos Tortelli, e o diretor executivo, Jhonathan R. da Silva.
(Foto: Arquivo)