Primeira reunião da Mesa do Pacto pela Aceleração Territorial define prioridades para o futuro de Lages

Na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, Lages deu mais um passo decisivo rumo ao futuro com a realização da primeira reunião da Mesa do Pacto pela Aceleração Territorial. O encontro, realizado sob a liderança de Fabiano Ventura, coordenador do Pacto, com a participação de Raiane Macedo, executiva do programa e Paulo Renato Ardenghi, executivo do Cidade Inovadora, teve como objetivo central a escolha de 12 projetos prioritários que nortearão o desenvolvimento da cidade até 2040.

Com base em uma visão de futuro que projeta Lages como uma cidade ativa, positiva e inteligente, os projetos selecionados estão alinhados aos sete macro desafios do Pacto: qualidade de vida e desenvolvimento social, transformação urbana, ambiente de negócios orientado para inovação, modernização da gestão pública, integração territorial, geração e atração de talentos e imagem e turismo.

A iniciativa reuniu cerca de 70 lideranças que avaliaram 31 projetos no total. Destes, 21 foram cocriados durante workshops realizados em outubro e os demais são projetos pré-existentes, propostos pelas entidades. Os participantes atribuíram notas de 1 a 5, sendo 1 para projetos de baixa prioridade e 5 para projetos de alta prioridade. “Essa avaliação foi fundamental para garantir que esforços e recursos sejam direcionados aos projetos com maior potencial de contribuição para o desenvolvimento territorial, alinhados à visão de futuro estabelecida”, destacou Ardenghi.

Entre os projetos selecionados, destacam-se iniciativas como a revitalização urbana com foco em sustentabilidade, a criação de uma aceleradora de negócios voltada para empreendedores em bairros vulneráveis e a promoção da Serra Catarinense como um destino turístico inovador. Esses projetos refletem o compromisso de construir uma cidade com qualidade de vida, oportunidades de crescimento econômico e um ecossistema inclusivo e sustentável.

 

Conheça os projetos selecionados, por macrodesafios:

1.            Qualidade de vida e desenvolvimento social

Meu Bairro – Meu Lar

Objeto: Escolha de um bairro vulnerável (educação, saúde, empregabilidade e habitação) para requalificação através de acupuntura urbana, reimaginando espaços, direcionando investimentos e criando infraestrutura pública que fomente a qualidade de vida.

2.            Transformação urbana

Lages Verde, Lages Viva

Objeto: Revitalizar parques e praças da cidade, com foco em áreas verdes, lazer e práticas esportivas, incluindo a criação de parques alagáveis para controle de enchentes.

Gestão Inteligente de Resíduos

Objeto: Desenvolver um plano municipal de gestão de resíduos que utilize tecnologia e inovação para transformar resíduos em recursos.

Plano de drenagem urbana da cidade de Lages

Objeto: O Plano de Drenagem Urbana de Lages tem como objetivo principal minimizar os riscos associados a inundações e alagamentos, promovendo o bem-estar e a segurança da população.

3.            Ambiente de negócios orientado para a inovação

Parque Industrial

Objeto: Acelerar a implementação do Parque Industrial Público e Privado de Lages, atraindo empresas.

Aceleradora de Empreendedores na Comunidade

Objeto: Implementar uma aceleradora de negócios locais em bairros vulneráveis, com capacitação para empreendedores.

4.            Modernização da gestão pública

Lages Bem Mais Simples

Objeto: Unificar sistemas e cadastros municipais, simplificar processos relacionados ao ambiente de negócios e automatizar a emissão de alvarás e licenças por meio de soluções tecnológicas.

Governo Digital

Objeto: Promover a transformação digital da Prefeitura de Lages, digitalizando processos administrativos, eliminando o uso de papel, capacitando servidores e estabelecendo um laboratório de inovação aberta.

5.            Integração territorial

Masterplan da Serra

Objeto: Desenvolvimento de um plano diretor integrado para a Serra Catarinense, abordando desenvolvimento econômico, IDH e infraestrutura.

Produtores da Serra

Objeto: Incentivar a comercialização de produtos locais; impulsionar e valorizar o turismo regional; aumentar a percepção do valor do produto local; fortalecer o desenvolvimento da economia circular e apoiar pequenos negócios na Serra Catarinense.

6.            Geração, manutenção e atração de talentos

Escola de Empreendedorismo e Inovação

Objeto: Implementar trilhas de inovação e empreendedorismo nas escolas, capacitando jovens para os desafios do futuro.

7.            Imagem e turismo

Parque Salto Caveiras

Objeto: Criação do Parque do Salto Caveiras.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!