Palestras e caminhadas pela conscientização dos altos impostos

Nesta semana, a ACIL Jovem em parceria com a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC) realizaram, em Lages, uma das ações previstas para a semana do Feirão do Imposto 2017, que neste ano ampliou sua abordagem. Além de esclarecimentos à população sobre a alta carga tributária paga, os jovens empreendedores estão abordando o impacto da corrupção nos impostos pagos pelo cidadão.  No último dia 23, na Uniplac, ocorreu uma palestra com o Promotor de Justiça, Jean Pierre Campos, e com o presidente do Observatório Social de Lages, Fabiano Ventura. Na ocasião eles falaram sobre corrupção, os órgãos de controle da administração pública, diferentes tributos, etc.

O Promotor de Justiça, Jean Pierre Campos, apresentou um panorama da situação política brasileira dos últimos 11 anos, mais precisamente em 2006, quando Roberto Jeferson escancarou a corrupção no setor público revelando o mensalão e mexendo com as entranhas dos três poderes.

O promotor comentou, também, que a corrupção existe como fato social e que cabe à justiça qualificar cada ato. “Existem atos de corrupção que nem sempre são criminosos. Todos nós já realizamos atos de corrupção, um exemplo de ato grave é quando um agente público cobra propina, outro menos grave é furar a fila, no entanto, ambos são corrupção”, destacou ele.

O presidente do Observatório Social de Lages, Fabiano Ventura, explicou que o Feirão do Imposto surgiu em Santa Catarina há 15 anos. Hoje acontece em mais de 20 estados e 100 cidades brasileiras. Esse ano o lema é cidadão brasileiro contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos. Ventura explicou as diferenças entre os tributos e mostrou que diferentemente dos países desenvolvidos, o Brasil possui 44% dos impostos embutido nos itens de consumo. “Quem mais paga é quem menos ganha”, destacou ele.

Ele explicou, ainda, porque o dia 27 de maio é o Dia da Liberdade dos Impostos, pois do início do ano até esta data, o brasileira trabalha exclusivamente para pagar os impostos. Sendo 150 dias do ano, em média, trabalhados para pagar impostos.

A partir deste sábado (27/05) a ACIL Jovem segue com a programação sobre o Feirão do Imposto.  Haverá uma caminhada, a partir das 9h, com saída ao lado do Fórum Nereu Ramos e chegada ao Calçadão da Praça João Costa. Na ocasião, membros da ACIL Jovem e entidades parceiras estarão informando o impacto da corrupção no nosso dia a dia e esclarecendo a população sobre a alta carga tributária. Haverá ainda no Calçadão um Impostômetro e exposição de produtos destacando a carga tributária de cada um.

error: O conteúdo é protegido!!