Evento reforça a urgência de integrar os riscos psicossociais ao planejamento estratégico das empresas
Na última terça-feira, 15 de abril, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages promoveu um encontro para discutir as implicações da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a exigir a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
A primeira palestra, “A NR1 é uma obrigação. Como torná-la uma ação estratégica para o seu negócio”, foi ministrada por Luana Ramos e Diane Aglae Perkowski, que ressaltaram que todas as empresas, independentemente do porte, deverão mapear e mitigar riscos psicossociais. Fatores como assédio moral, carga de trabalho excessiva e falta de reconhecimento, além de comprometerem a saúde dos colaboradores, também geram prejuízos significativos à produtividade e à reputação institucional.
Em seguida, Carolina Mendes Coelho destacou a importância de ambientes de trabalho seguros e equilibrados, reforçando que a saúde mental é essencial para a construção de empresas saudáveis e sustentáveis. Segundo ela, a norma atualizada não deve ser vista como mais uma exigência burocrática, mas como uma oportunidade de transformação ética e sustentável nos ambientes de trabalho.
A professora Ph.D. Lília A. Kanan encerrou as apresentações com a palestra “Fatores de Risco, Proteção Psicossocial e Trabalho”. Com base em dados recentes, Lília revelou que o Brasil lidera em prevalência de ansiedade no mundo e enfrenta uma crescente onda de afastamentos por transtornos mentais. Segundo ela, o novo desenho do trabalho exige mais do que estratégias de gestão: pede empatia, escuta ativa e políticas consistentes de cuidado.
O encontro foi finalizado com um painel mediado por Rubia Jasper, reunindo todas as palestrantes para um debate sobre os desafios e caminhos possíveis para a aplicação efetiva da nova NR-1. Entre as conclusões, destacou-se a importância do compromisso da liderança com o bem-estar e a urgência de se promover ambientes psicologicamente seguros.