Núcleo de Contadores da ACIL mobiliza apoio ao FIA e FMDPI

Na noite da última terça-feira, 08 de abril, o Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Lages (ACIL) promoveu um encontro com foco na destinação de recursos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) aos Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

A reunião contou com a participação da assistente social Ana Paula Ribeiro e a psicóloga Ana Paula Battistella da Secretaria de Assistência Social de Lages, que apresentaram o projeto Leão Solidário, iniciativa que consiste na destinação de até 3% do IR devido a esses fundos, diretamente na declaração, de forma legal, segura e sem custo adicional para o contribuinte. Ao destinar parte do imposto a estes fundos, o contribuinte está ajudando com projetos concretos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos de Lages.

De acordo com dados apresentados pela vice coordenadora do núcleo, Silvia Isoton, apenas no ano passado, Lages arrecadou efetivamente R$ 712 mil, um crescimento significativo em relação a 2023. Contudo, o potencial da cidade ainda está distante da arrecadação ideal — estimada em mais de R$ 11 milhões. O papel dos contadores é de suma importância para se chegar a um valor mais significativo, cabe a eles orientar, engajar e fazer com que mais pessoas participem dessa campanha.

Fazer a doação através do IR é simples: ao preencher a declaração no modelo completo, o contribuinte pode escolher o município de Lages e o fundo (FIA ou FMDPI) ao qual deseja contribuir. O sistema da Receita Federal gera automaticamente as guias de pagamento, que devem ser quitadas até 30 de maio.

Compartilhe:

error: O conteúdo é protegido!!