NotíciasInteligência emocional foi tema de workshop realizado pelo Núcleo de Revendedores Automotivos da ACIL

19/04/2024 - 10:40 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Na última sexta-feira, 12 de abril, o Núcleo de Revendedores Automotivos da Associação Empresarial de Lages promoveu um workshop para os nucleados e seus funcionários sobre inteligência emocional aplicada ao trabalho com equipes, com a psicóloga Kelly de Moraes.

Conhecer a formação dos pensamentos, a ação que é gerada pelas emoções e os resultados na prática farão com que você treine a inteligência emocional. Isso permite que as pessoas reconheçam e gerenciem seus próprios sentimentos, além de ajudar a se relacionarem melhor com os colegas, a lidar com conflitos de forma construtiva e a manter um clima organizacional mais positivo.

Kelly ressaltou que muitas vezes deixamos a mente criar armadilhas, como o conformismo que nos faz acreditar que nunca conseguiremos realizar nossos objetivos por ser muito difícil; o medo de reconhecer os próprios erros; o coitadismo que é a arte de ter pena de si mesmo; e o medo de correr riscos. Segundo ela, uma excelente técnica para gerenciar os pensamentos é o DCD: Duvidar das crenças que nos impedem de avançar, Criticar cada ideia que seja pessimista e Determinar ser livre e não ser escravo dos pensamentos e das crenças.

Ela destacou os 5 pilares da inteligência emocional: autoconhecimento que é a capacidade de conhecer as próprias emoções; autorregulação, saber gerencias as emoções; automotivação, manter os pensamentos em constante foco positivo; empatia, aprender a reconhecer e respeitar as emoções dos outros; e habilidade de relacionamentos. E sugeriu alguns passos para gerir as emoções: parar de reclamar, deixar de ruminar o passado, não sofrer pelo futuro e evitar cobrar demais de si e dos outros.

 


Galeria de imagens