NotíciasClaiton Camargo de Souza apresenta um panorama da saúde na atualidade aos diretores da ACIL

10/11/2021 - 15:02 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

O secretário Municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza, foi o convidado da reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada nesta segunda feira, 08 de novembro. Na ocasião, ele apresentou um panorama da secretaria na atualidade e falou sobre o atual momento da pandemia da Covid-19.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário, de um universo de mais de 200 tipos de exames, apenas 6 possuem fila de espera de mais 30 dias, entre eles estão colonoscopia e endoscopia. Com relação aos atendimentos médicos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou, até outubro deste ano, 81.364 atendimentos (não estão inclusos os atendimentos de Covid-19), o que dá uma média de 261 atendimentos por dia. As Unidades Básicas de Saúde, no mesmo período, realizaram 141.479 consultas médicas e 239.812 visitas domiciliares. Um dado que preocupa é a falta nas consultas com médicos especializados, em cerca de 29% dos procedimentos eletivos agendados, o paciente não compareceu. Souza destacou a dificuldade em contratar médicos que dediquem 40 horas exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o recente aumento de casos de Covid-19 e novos internamentos, Souza comentou que dois fatores estão contribuindo para isso: o não cumprimento das regras sanitárias e o negacionismo em relação a vacinação. “O perfil de atendimento é de pessoas que não completaram o esquema vacinal e, também, de pessoas que não fizeram a primeira dose”, destacou. Segundo ele, mais de 8 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina. Esse é um dado preocupante, pois quando não se tem o esquema completo o potencial de resistência ao vírus é menor.

O secretário explicou que os leitos de UTI Covid não foram fechados e sim transformados em UTI Geral, uma vez que essa demanda cresceu muito e os casos de Covid-19 haviam diminuído, e destacou a importância da conscientização das pessoas sobre o cumprimento das regras sanitárias e da vacinação.

 


Galeria de imagens