NotíciasFortalecimento do associativismo e desenvolvimento socioeconômico foram pauta da Plenária da Facisc – Regional Serra

05/11/2021 - 08:41 - ACIL Núcleo de Tecnologia da ACIL apoia o programa Sinapse da Inovação

Nesta quarta-feira, 03 de novembro, a Associação Empresarial de Lages foi anfitriã da reunião Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) – Regional Serra, que contou com a participação dos presidentes e diretores das Associações Empresariais de Lages (ACIL), Correia Pinto (ACIACOP), São Joaquim (ACISJO) e Urubici (ACIUR) e foi conduzida pelo vice-presidente regional da Facisc, Antonio Carlos Floriani.

Convidado para a reunião, o tenente Coronel Frederick Rambusch, apresentou o programa Gente Catarina, do Governo do Estado, que visa aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. Os primeiros municípios contemplados com o programa são Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, São Joaquim e Urupema. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce. O Gente Catarina visa reduzir as desigualdades em Santa Catarina e assim, promover o desenvolvimento.

O presidente da ACIL, Carlos Eduardo de Liz, destacou a importância da representatividade das Associações Empresariais da Serra Catarinense para capilarizar parcerias para promover o desenvolvimento da região. Os demais presidentes da Regional concordaram com a colocação, e reforçaram que esse fortalecimento poderá ter início com a implantação de núcleos empresariais em municípios próximos, a exemplo da ACIL que tem um Núcleo de Jovens Empreendedores em Otacílio Costa. Os presidentes da ACIUR, Henrique Martins, e da ACISJO, Felipe Vieira, compartilharam os planos de criar um núcleo empresarial em Bom Retiro e em Bom Jardim da Serra, respectivamente. A expansão das Associações, através de núcleos, representa o fortalecimento associativo na região, o que poderá contribuir, e muito, com o desenvolvimento regional.