Metas SMART e planos de ação foram assuntos abordados no talk do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIL

É comum fazermos planos e deixá-los para “qualquer dia desses” e eles nunca são executados. Para ajudar a traçar com mais objetividade e eficácia nossos planos de ação, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages, convidou a consultora financeira Renata Guimarães, para um bate papo.

Na reunião realizada na manhã da última terça-feira, 23 de agosto, ela falou sobre metas SMART, uma metodologia que tem ajudado pessoas e empresas a definirem suas metas de maneira mais inteligente, em que a sigla SMART significa: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal), e planos de ação e como essas ferramentas podem ajudar no planejamento empresarial.

De acordo com Renata, as metas ajudam você a se concentrar em seu propósito e fazer dele sua aspiração principal, “tenha em mente que, quanto mais específica for sua meta, maior será a chance de você obter os resultados que espera”. Para facilitar o uso da metodologia Smart, ela compartilhou algumas perguntas a serem respondidas a cada etapa. “Para alcançar a meta é preciso garantir que ela é de fato relevante e trará benefícios para você ou seu negócio e determinar prazos concretos para conclusão destas metas”, destacou.

Em seguida, Renata falou sobre a 5W2H é uma ferramenta de gestão empregada no planejamento estratégico de empresas. “Ela parte de uma meta para organizar as ações e determinar o que será feito para alcançá-la, por qual razão, por quem, como, quando e onde será feito, além de estimar quanto isso custará”, explicou. Ela também deu dicas de como preencher a planilha de forma eficiente.

error: O conteúdo é protegido!!