O empresário Luiz Figueiredo com a equipe da Lafi Cosméticos e o consultor de empresas Milton Yuki foram os palestrantes de quinta-feira (15/09) do Seminário Mentes Inquietas promovido pela Acil Jovem e Uniplac no teatro Marajoara, em Lages.
Luiz Figueiredo contou um pouco sobre como passou de garçom a empresário da Lafi Cosméticos, fundada por ele e a esposa em 1993, em Lages. Hoje a empresa realiza eventos no Brasil e exterior, possui lojas em Lages e Curitiba e vende produtos para diversos lugares do país.
Além disso, também foi apresentado o projeto Beleza em todas as formas, uma iniciativa da Lafi junto com a APAE que proporciona cursos de especialização em auxiliar de cabelereiro para alunos especiais. Ao todo são quatro meses de aulas que ajudam os estudantes a desenvolverem, inclusive, a psicomotricidade. Somente a partir disso que iniciam as vivencias nos salões.
Com a parceria de três salões de Lages, os alunos aprendem na pratica as atividades referentes a auxiliares de cabelereiro. Ao final, eles passam por avaliação de desempenho (conhecimento, habilidade e atitude) e ganham festa de formatura e certificado do curso.
Milton Yuki
O consultor de empresas, Milton Yuki, também criador do Unibanco 30horas, falou sobre a economia brasileira, problemas e oportunidades.
Depois de traçar um breve panorama histórico sobre os ciclos econômicos mundiais, o consultor destacou que a crise é uma mudança de mercados. “Se não tivesse crise as empresas pequenas seriam sempre pequenas e as grandes seriam sempre grandes”, destacou ele.
Yuki disse que mesmo com todas as crises mundiais, o PIB brasileiro sempre esteve em ascensão. Segundo ele, hoje, de cada 100 brasileiros, 39 estão no empreendedorismo. “Por causa da crise, muitos perdem o emprego e precisam empreender pela necessidade. O Brasil esta no topo do mundo no empreendedorismo, não só pela necessidade, mas pela oportunidade”, disse ele.
Para o especialista, todo problema é uma oportunidade, pois se a pessoa encontrar uma forma de resolvê-lo e facilitar a vida de muita gente, pode estar aí um novo negócio. “Tem gente fora do Brasil com visão de longo prazo e percebe aqui muitas oportunidades”, destacou Yuki, referindo-se que no Brasil existem muitos problemas e, por isso, existem então muitas oportunidades.