O 7º Seminário do Empreendedor ACIL Jovem, em parceria com a Uniplac, teve início na última terça-feira (8/10) no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade e contou com auditório cheio. A palestra foi do advogado Luciano Peres, pós-graduado em Direito Bancário e Direito do Trabalho com ação preponderante nos ramos do Direito Financeiro e de Mercado de Capitais. Com o tema “A verdade sobre os juros nos contratos bancários”, o palestrante abordou questões sobre inadimplência, crise e a importância de se reinventar frente a períodos de turbulência econômica.
Segundo Peres, atualmente, 92% das empresas brasileiras estão alavancadas financeiramente e mais de 60% já estão endividadas. “O banqueiro ama a inadimplência do brasileiro” destacou ele,que é presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário (IBDConB). Para o advogado, nunca se deve comprometer mais que 15% do rendimento bruto de uma empresa.
Peres ainda comparou números do mercado como o custo do dinheiro hoje pela taxa Selic, que está 14,15% a.a., com o juro do cheque especial, que neste ano atingiu 220% ao ano, sendo o maior dos últimos 20 anos. Para ele, a crise econômica ainda perdura por mais uns dois anos e neste período é preciso de muita criatividade para se reinventar. “Os empresários brasileiros são os melhores do mundo, somos um povo feliz que se reinventa” mencionou Peres.
Para o presidente da Acil Jovem, Leonardo Guzati, a primeira palestra do Seminário foi bem impactante por estimular tanto empreendedores e estudantes a saírem da zona de conforto, buscarem informações do mercado e quererem se reinventar.
O Seminário, que ocorre todas as noites desta semana, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, terá nesta quarta feira (09/09), o especialista em marketing, Thiago Alves, abordando o tema “Sonhe e conquistarás o mundo”. Na quinta feira (10/09) o empresário Walter Hoeller de Souza compartilha suas experiências sobre o mercado atacadista e distribuição de gêneros.
Um painel com o tema “Planejamento e visão do futuro da Serra Catarinense” vai marcar o encerramento da semana. Ele terá a participação do Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda de Lages, Juliano Chiodelli, do diretor do Porto de Imbituba Marcelo Schlichting e a diretora executiva do Parque Tecnológico & Instituto Órion Margareth Vianna. O mediador do painel será o coordenador Regional do Sebrae, Altenir Agostini.
As inscrições para o evento podem ser realizadas na hora ao custo de 60 reais, estudantes pagam meia entrada. Todos ganham certificado de três horas por encontro.