II Simpósio Imobiliário da Serra Catarinense reúne profissionais de várias regiões do Estado

O Núcleo das Imobiliárias e Corretores de Imóveis da ACIL, o  NIMOB, realizou no último sábado, dia 16, o II Simpósio Imobiliário da Serra Catarinense. O evento que contou com o apoio do Conselho Regional  de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, reuniu profissionais de várias regiões do Estado e foi realizado na Câmara de Vereadores de Lages.

“Esses encontros servem para fortalecer e profissionalizar o setor”, afirmou Nilceu José de Matos, coordenador do NIMOB. Ainda segundo ele, é necessário desenvolver continuamente as habilidades e competências empresariais para buscar soluções e inovações nos negócios.

Autoridades que formaram a mesa de trabalhos, também se manifestaram sobre a importância do simpósio. O presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Appolinário, formado e com experiência na área de edificações, falou sobre a importância de se discutir o planejamento urbano e o plano diretor de Lages, que segundo ele, precisa ser atualizado.

O Prefeito interino de Lages, Toni Duarte, citou até a carta de Pero Vaz de Caminha para Dom Manuel, rei de Portugal, na época do descobrimento do Brasil. Segundo Toni, isso representou o trabalho de um corretor de imóveis e que se fosse nos dias de hoje, não teria o mesmo sucesso diante das mudanças no território brasileiro. Utilizou a analogia para reforçar a necessidade de profissionalizar ainda mais o setor.

Carlos Josué Bems, presidente do CRECI de Santa Catarina, Marisa Bussulo, delegada regional do CRECI, Derli Dall Cortivo,  vice-coordenador do NIMOB e João Batista de Pinho, presidente do SINDMÓVEIS de Lages, também compuseram a mesa de trabalhos.

Entre os temas discutidos a aplicação do código ambiental no espaço urbano. A explanação foi feita por Ademir Roque Sander,  Membro da Associação Catarinense de Avaliadores do Mercado Imobiliário de Santa Catarina e Diretor de Parcelamento de Solo e Meio Ambiente do CRECI/SC, com mais de 35 anos de atuação no mercado. Ele falou sobre a aplicação dos recuos em áreas de preservação permanentes, as chamadas APP’s. “Tanto o poder executivo municipal, quanto o estadual, têm autonomia para modificar a legislação urbanística. E não o fazem por falta de conhecimento”, alertou o profissional.

O II Simpósio Imobiliário da Serra Catarinense contou também as palestras de Murilo Gouvêa, Professor de Negociação e Arbitragem e Professor de Direito da UNIARLI; Lucas Almeida Beierssdorf, Vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Subseção da OAB de Balneário Camboriú, Leila Piske Franke, Contadora e Bacharel em Direito e Gilmar Barcellos, Gestor Imobiliário e Avaliador.

error: O conteúdo é protegido!!