Viver em um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo e com tantas desigualdades sociais é um paradoxo. Todos os dias, alguém se pergunta: pra onde está indo o dinheiro dos nossos impostos? Este também é o questionamento do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC) que quer mobilizar a população e as redes sociais durante a realização da 12ª edição do Feirão do Imposto, que ocorre em setembro, em 40 cidades catarinenses.
A programação deste ano acontece em dois locais, na Praça João Costa das 8h às 18h e no Lages Garden Shopping das 12h às 17h no Lages Garden Shopping. Com o foco na tributação da saúde, o evento deste ano terá como tema “O Imposto Mata”, demonstrando a incidência dos impostos sobre os itens de saúde. Para isso, serão disponibilizados testes de glicemia (com preço de custo), aferição de pressão (gratuito) e venda de dez medicamentos sem imposto (venda através de voucher). A ação também contará com a presença dos integrantes do Observatório Social de Lages.
“Este ano, além de buscar a conscientização sobre a carga tributária e o consumo, também queremos despertar o olhar das pessoas sobre o uso do dinheiro público. Por isso a presença e parceria do Observatório Social. É necessário que mais pessoas se engajem no trabalho de fiscalização social, faz parte da cidadania”, destaca Augusto Fornari, coordenador do Feirão do Imposto em Lages.
Ainda durante o evento os jovens empreendedores estarão distribuindo material informativo e conversando com a comunidade, além de expor inúmeros produtos com as informações dos respectivos impostos pagos, descritos na nota fiscal conforme a Lei 12.741 de dezembro de 2012, considerada uma vitória do movimento.