O projeto de criação do Observatório da Rede de Vizinhos foi apresentado a diretoria da ACIL no início do mês de março, pelo chefe da Agência de Inteligência da Polícia Militar de Lages, Tenente Maycom Luidi Hemkemaier. A intenção foi angariar fundos para o investimento. Mobilizados, a diretoria da ACIL realizou, no dia 10 de abril, a entrega de um televisor 40 polegadas para o projeto que visa melhorar a segurança da cidade.
O comandante da 2ª região da PM, Coronel Dionisio Tonet agradeceu pela colaboração de todos e salientou que a Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento onde a comunidade de determinado bairro e a polícia militar atuam em conjunto com o intuito de garantir a segurança de todos.
O Observatório surgiu depois do sucesso da Rede de Vizinhos e visa melhorar o sistema de monitoramento do município. “Hoje a estrutura não é compatível com a rede de vizinhos”, destacou o tenente, justificando a necessidade da criação do Observatório.
O valor estimado para a construir a parte estrutural do Observatório é de 11 mil reais. Os interessados em fazer doações podem entrar em contato com o Ten. Maycom pelo telefone (49) 3221-7900.