Diretor de operações da Arteris Planalto Sul atualiza diretores da ACIL sobre andamento do projeto de duplicação da BR 116

Uma das rodovias mais importantes do país, a BR 116, esteve em pauta na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada na noite desta segunda feira, 26 de outubro.  Na ocasião, o diretor de operações da Arteris Planalto Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, e o coordenador de Implantação e Conserva da Arteris Planalto Sul, Tiago Bortoli, atualizaram os empresários sobre o andamento do projeto de duplicação da rodovia.

De acordo com Sass, o projeto executivo foi protocolado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no início de agosto e encontra-se em análise. A duplicação da BR 116 no perímetro de Lages, compreende o trecho entre os Km 238 e Km 255 (acesso norte ao Rio Caveiras). No projeto executivo é possível observar: retorno em desnível próximo ao Parque Ambiental, elevação na interseção com a BR 282, duas passagens em desnível na Av. Papa João XXIII, um conjunto de rótulas no acesso sul, retorno em desnível próximo ao Rio Caveiras. Estão previstas três passarelas ao longo do trecho, nos Km 240, 246 e 247 e duas passagens de fauna no Parque Ecológico.

Segundo o cronograma apresentado por Bortoli, a aprovação do projeto por parte da ANTT deverá ocorrer no primeiro semestre de 2021, após a validação do projeto terá início a parte de desapropriação. A contratação da obra deve ocorrer em paralelo com o licenciamento ambiental, que está em curso e deverá ser concluída no primeiro semestre de 2022, iniciando a obra no segundo semestre de 2022. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2024.

Sobre as melhorias na BR 116, o diretor de operações relatou os empresários que dentre as melhorias já realizadas na rodovia estão a execução de 13,6 km de terceiras faixas em locais de intenso movimento de caminhões e também serão executadas terceiras pistas nas Serras do Espigão e do Pelotas. “Serão executadas mais 23 km de terceiras pistas, a Serra do Pelotas no sentido norte e a Serra do Espigão no sentido sul. O projeto já foi entregue, está para fazer o orçamento e, possivelmente no final de 2020 ou início de 2021 começaram as obras. Dentro do pacote contratual, estas obras concluem as obrigações da concessionária”, declarou.

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