Diretor da Glóbulo apresenta resultado da primeira etapa do projeto Criaticidade para o Fórum das Entidades

Considerada a oitava economia de Santa Catarina, com muitas belezas naturais e uma boa qualidade de vida, Lages é o foco do projeto Criaticidade, que teve o resultado da primeira etapa apresentado na manhã desta terça feira, 16 de julho, aos membros do Fórum das Entidades, grande apoiador do projeto. A apresentação realizada na ACIL, foi feita por Diogo Machado, diretor da Glóbulo, e Carolina Nunes, arquiteta da Humanität, que estão desenvolvendo o projeto que prevê o reposicionamento de Lages e criação de um propósito único para a cidade.

O projeto Criaticidade envolve o poder público e a iniciativa privada. É dividido em duas etapas, sendo que a primeira foi entregue no dia 1º de julho e apresenta, de forma sucinta, um diagnóstico da cidade nos setores do turismo, economia, trabalho e renda, lazer, educação, entre outros. A partir deste relatório, serão propostas ações que visam criar identidade própria pra Lages. As empresas Klabin, NDD, Flex, Banco da Família, Engie, CJ Automotiva, Transul, Expert Engenharia, Vossko e Posto Guarujá são os investidores do Criaticidade com prazo de entrega em setembro deste ano.

Entre os dados apontados por Machado merecem destaque algumas características que tão bem representam Lages e poucos lageanos tem percebido como por exemplo, artesanato, comida, música, esporte. E por outro lado, chamam a atenção Lages estar entre as cidades com maior nível de desigualdade social do estado, apesar de uma economia forte, e o fato de ter um crescimento populacional de apenas 0,03% nos últimos dezoito anos.

De acordo com o diretor da Glóbulo, a segunda fase do Criaticidade fará de Lages uma marca única com identidade, valorizando os potenciais da cidade, destacou ainda a importância de todos estarem trabalhando juntos nesse processo. “É importante ressaltar a união espontânea de todos os atores da Serra em prol de um propósito único, com o objetivo de diminuir a desigualdade social e aumentar o potencial econômico da região através de soluções criativas.” Para Carolina Lages tem uma coisa muito importante que é a qualidade de vida, “que as cidades grandes já perderam há muito tempo”.

A segunda etapa do Criaticidade inicia em 1º de agosto e prevê ações práticas com o propósito de unificar o discurso da região de Lages, envolvendo toda a sociedade, evidenciando os recursos naturais e humanos, as vocações agrícolas e turísticas, sempre acompanhadas de formação adequada e eficaz para profissionalizar os setores do município.

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