A segurança pública é um assunto de muita preocupação para toda a sociedade, mas em Lages, os números da Policia Militar demonstram a redução da criminalidade. Estes números foram apresentados pelo Comandante do 6º Batalhão da Policia Militar (BPM), Ten. Cel. Alfredo Nogueira dos Santos, aos diretores da ACIL, na reunião desta segunda-feira, 05/03.
O 6º Batalhão da Policia Militar (BPM) tem adotado diversas ações preventivas que tem dado um resultado positivo. Dentre essas ações estão a ampliação da Rede de Vizinhos, que teve um aumento de 92% na adesão ao programa; a implantação da Rede de Segurança Escolar, que já tem 20 escolas cadastradas; além de ter realizado 1.271 operações preventivas, 271 a mais que em 2016. Segundo o comandante do Batalhão, em 2017 a Policia Militar atendeu 24.978 ocorrências, uma redução de 40,5% se comparado ao ano de 2016.
As operações realizadas possibilitaram a apreensão de 152 armas, 55 kg de maconha, 3 kg de cocaína, 5.844 pedras de crack, 212 comprimidos de Ecstasy e 204 micropontos de LSD. “É uma guerra eterna contra a droga. Ela é sem sombra de dúvida o que alimenta esse mercado de crime que acaba impactando o cidadão de bem e o seu patrimônio. Tudo para o consumo de drogas”, relatou ele.
Quanto aos crimes letais, como homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e pessoa morta em confronto com a polícia, houve uma redução de 39%. O número de homicídios registrados em Lages, em 2017, foram 6, já no ano anterior foram registrados 18 homicídios. O Ten. Cel. Alfredo informou que os principais crimes registrados em 2017 foram: perturbação do trabalho ou sossego alheio (6.601), averiguação de pessoa em atitude suspeita (5.118), outras averiguações (4.114), atrito verbal e discussão (2.468) e acidentes de trânsito com danos materiais apenas (2.276).
“É sempre um desafio trabalhar na Policia Militar. Gostaríamos que acreditassem muito na nossa instituição. Estamos trabalhando para sempre melhorar a qualidade de nossos serviços, focando em ações de cunho preventivo, mas sem deixar de atender, com a mesma qualidade, os demais chamados”, finalizou o comandante.
Policia Militar lança programa de prevenção a violência contra a mulher
A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages e a Secretaria de Assunto para a Mulher e Assuntos Comunitários, fará o lançamento oficial do programa Rede Catarina de Proteção a Mulher, no próximo dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O programa objetiva direcionar esforços por parte da Policia Militar no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher.