Dia “D” encerra atividades da campanha Feirão do Imposto 2019

A 17ª edição do Feirão do Imposto promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Lages (ACIL Jovem) encerrou neste sábado, 25 de maio, com o dia “D”, uma referência ao Dia da Liberdade de Imposto (DLI), que foi celebrado no dia 24.

A carga tributária no Brasil é tão alta que há casos em que o consumidor chega a pagar 80% do valor do produto em impostos, como é o caso do cigarro e algumas bebidas alcoólicas. O imposto pago sobre o valor da gasolina é de 45%, do perfume nacional é 69%, da caneta é 48%, do refrigerante é 46%, da energia elétrica é 48%, um veículo novo pode variar de 37,2% a 54,8% dependendo do modelo. Esses são apenas alguns exemplos demonstrados pelos jovens empresários durante uma das ações do dia “D”, realizada na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal), das 10h às 14h.

A ACIL Jovem também fechou parceria com vinte lojas de diferentes seguimentos, localizadas no Serra Shopping e no Lages Garden Shopping, que comercializaram produtos como brinquedos, calçados, móveis, acessórios para celular, doces, sorvetes, refrigerantes, entre outros, com o valor dos impostos subsidiado por empresários. Cada loja calculou o seu imposto e abateu do valor final do produto, uma vez que a tributação incide de maneira diferente sobre os produtos, dependendo do segmento e do porte do estabelecimento.

De acordo com a coordenadora do Feirão, Sabrina Manfroi, com o tema “Menos é Mais”, esta edição do Feirão do Imposto além de mostrar a população o quanto ela paga em impostos sobre o valor total de um produto, teve o objetivo de conscientizar sobre a importância da eficiência na gestão dos recursos públicos e a da realização da reforma tributária no Brasil. “Para isso, realizamos diversas ações de conscientização em escolas e universidades e o II Seminário de Gestão Eficiente. Tivemos uma participação bem expressiva em todas as ações e encerramos o Feirão do Imposto muito satisfeitos com o resultado”, declarou ela.

Curiosamente, ao encerrar a campanha que tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a alta carga tributária do país, o impostômetro demonstrava que, somente nesses primeiros meses de 2019, a arrecadação de impostos já ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão.

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