Deputados eleitos abrem painel de debates na 2ª Expolider

A 2ª Expolider, realizada na noite de sexta-feira (17), na Expolages, abriu os debates abordando o tema “Perspectivas Políticas de Desenvolvimento para a Serra Catarinense”. O evento, sob a organização da Associação Empresarial de Lages (ACIL) em parceria com o Sebrae de Santa Catarina e a Associação Rural de Lages, contou com a participação dos deputados eleitos Carmen Zanotto, na esfera federal, e Gabriel Ribeiro, estadual, além do presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa. O comunicador Edson Varela e o presidente da Associação Empresarial (ACIL), Luiz Spuldaro, foram os intermediadores.

Paulo César da Costa, o primeiro a ser abordado, respondeu o questionamento sobre a vinda da montadora chinesa de caminhões, a Sinotruk, para Lages. Segundo ele, foi uma tratativa iniciada pelo governo há quase dois anos, a exemplo da BMW já inaugurada em Araquari, no Norte do Estado. A boa nova é de que o processo de terraplanagem do terreno, onde a fábrica chinesa será instalada, está por começar. Em janeiro de 2015 inicia a edificação, e no 2º semestre de 2016, começa a fabricação dos primeiros protótipos.

A deputada federal eleita, Carmen Zanotto destacou a importância da efetividade no cargo. Para ela, o foco emergencial está na necessidade da garantia de suplementação de verbas, ainda este ano, para a construção das passarelas da BR 282, no perímetro urbano de Lages. A saúde também está em suas prioridades, argumentando de que o desenvolvimento da Região, passa pelo setor. Além disso, estará trabalhando na melhoria da logística de deslocamento e o impacto que Lages deverá sofrer com a instalação das novas empresas. “Como titular, tenho condições de compartilhar várias emendas e canalizar recursos para os mais diversos setores. São cerca de R$ 15 milhões”, lembrou.

Quanto ao deputado estadual eleito, Gabriel Ribeiro, logo de início foi questionado se pretende cumprir o mandato de deputado ou pretende também deixar o cargo para ser candidato a prefeito, em 2016. Gabriel argumentou que é intenção dele permanecer na função para qual foi eleito. Porém, lembrou que também segue uma doutrina partidária, que poderá lhe condicionar a outra situação. O jovem deputado obteve sucesso logo no seu primeiro processo eletivo. No entanto, lembrou que já teve experiência administrativa como Secretário Regional, além da ocupação de outros cargos burocráticos no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa.

Por fim, os convidados se comprometeram a trabalhar muito pelo desenvolvimento regional. No caso de Paulo César da Costa, a intenção dele é a de permanecer na SC Parcerias, mas, ainda depende dos encaminhamentos da futura reforma administrativa, já anunciada pelo governador Raimundo Colombo, assim que foi reeleito.

error: O conteúdo é protegido!!