O convidado para a reunião da diretoria da ACIL, realizada nesta semana (13/03), foi o Deputado Estadual Fernando Coruja. Ele falou aos empresários sobre sua atuação no legislativo catarinense, principalmente sobre questões da saúde e fez duras críticas ao governo Colombo.
Dentre as propostas que defende, falou sobre a criação da fila pública, que nada mais é do que tornar pública as listas de espera dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde do estado. O Deputado é Relator do projeto de lei de autoria do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que dispõe sobre esse assunto.
Segundo Coruja, com esta lei, o SUS ficará obrigado a obedecer a ordem de inscrição e a divulgar as listas por meio eletrônico e impresso e com acesso irrestrito. A medida visa evitar que pessoas furem a fila e prejudiquem outras que também estão a espera de cirurgias e exames.
Contou, também, que esta semana vai relatar na Câmara a respeito da CPI sobre falsificação de medicamentos, no entanto, por questões de ordem jurídica não deu mais detalhes sobre o assunto.
Em relação ao governo estadual, o Deputado Fernando Coruja fez duras críticas sobre a atuação do governo Colombo especialmente na Região Serrana. “Acho que o Governo de SC deve muito para Região Serrana” (…) “aqui na região não teve nenhuma grande modificação. Falta uma ação que pudesse mudar o destino econômico da nossa região”, enfatizou ele, sugerindo que os empresários deveriam cobrar mais do governo.
O empresário Celso Arcanjo Rosa aproveitou a oportunidade para pedir apoio do Deputado nas melhorias da BR-282, como a criação da terceira faixa. Coruja comprometeu-se a dar uma olhada no que for possível, visto que é uma questão que diz respeito ao âmbito federal.